CIÊNCIA

Cientistas encontram fósseis de répteis marinhos gigantes no topo dos Alpes suíços

O ichthyosaurus é um dos maiores animais que já viveram nos oceanos da Terra

De acordo com os cientistas, foram identificados fósseis de costelas e vértebras de dois indivíduos do gênero ichthyosaurus - ROSI ROTH / EUREKALERT! / AFP

Fósseis de três répteis marinhos do gênero ichthyosaurus foram encontrados no topo de três montanhas nos Alpes suíços, cerca de 2.740 metros acima do nível do mar. A espécie é um dos maiores animais que já viveram nos oceanos da Terra. Os exemplares encontrados estão entre os maiores ichthyosaurus que já descritos. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (28) na revista Journal of Vertebrate Paleontology.

De acordo com os cientistas, foram identificados fósseis de costelas e vértebras de dois indivíduos do gênero ichthyosaurus: um deles de 21 metros de comprimento e outro de aproximadamente 15 metros. Os registros datam cerca de 205 milhões de anos atrás, próximo ao fim do período Triássico, quando os dinossauros começavam a dominar o ambiente terrestre.

O terceiro indivíduo do gênero foi registrado com o maior dente já encontrado, tendo uma base de 6 centímetros de largura e 15 centímetros de comprimento, o que indica que ele seria um grande predador.

"O dente é particularmente interessante, pois ele pode possivelmente —mas é improvável— representar o maior animal a já habitar a Terra", disse o paleontólogo Martin Sander, da Universidade de Bonn, autor que lidera o estudo, em entrevista à Reuters.
 
Devido ao local do fóssil, no topo da montanha Chrachenhorn, perto de Davos, Sander supõe que "um dente de 6 centímetros de base pode vir, possivelmente, de um animal de 54 metros de comprimento", em comparação com um exemplar de ichthyosauro de 18 metros de comprimento encontrado no ano passado, que tinha uma base de dente de 2 centímetros.