Invasão

Sede do Instituto Dom Helder Câmara é invadida e furtada, no Recife

Criminosos levaram os fios de cobre de uma bomba d'água e de aparelhos de ar-condicionado

Criminosos levaram fios de cobre de equipamentos do IDHeC - Divulgação/IDHeC

A sede do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), localizada no bairro da Boa Vista, foi invadida por ladrões na madrugada deste sábado (30). Os meliantes furtaram os fios de cobre de uma bomba d'água e de aparelhos de ar-condicionado modelo Split, danificando os equipamentos. 

O crime foi constatado pelos funcionários da instituição na manhã deste domingo (1º). Ao chegar no local, eles encontraram a grade e o portão de acesso arrombados. Um boletim de ocorrência foi registrado pela diretoria. 

Essa não é a primeira vez que o IDHeC sofre uma invasão. Em janeiro de 2020, seu Centro de Documentação foi arrombado, furtado e parcialmente destruído. Na época, os criminosos levaram aparelhos eletrônicos e toda a fiação elétrica e de telefone, além de quebrarem o cano de água do espaço.
 

O instituto leva o nome do arcebispo emérito de Olinda e Recife, que faleceu em 1999. Suas ações buscam a preservação e a divulgação do legado de seu fundador, que é considerado o Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos.