CANAL SAÚDE

Importância da tireoide é debatida no Canal Saúde; ouça

O âncora Jota Batista conversou no Canal Saúde, da Rádio Folha 96,7 FM, com a endocrinologista Paula Aragão

Tireoide - Editoria de Arte

Localizada na parte inferior do pescoço, a tireoide é primordial para o funcionamento do organismo humano. No entanto, são comuns as disfunções no órgão, a exemplo do hipotireoidismo.

De acordo com dados de um estudo publicado pelo 'Portal Terra', cerca de 18 milhões de pessoas sofrem de hipotireoidismo, que é um problema comum entre os brasileiros.

Para tratar do assunto, o âncora Jota Batista conversou, nesta edição do Canal Saúde, com a endocrinologista Paula Aragão.

A convidada explicou a importância da tireoide, apontando características do órgão e consequências do seu mau funcionamento.

"É bom a gente esclarecer que tireoide é uma glândula que todos nós temos. A gente precisa identificar justamente se ela está funcionando devidamente ou não", disse a endocrinologista. "As alterações da tireoide são mais comuns em mulheres", completou.

Paula Aragão falou, ainda, sobre as formas de diagnóstico e de tratamento das disfunções na tireoide. Além disso, ela fez um alerta para as gestantes, que devem estar especialmente atentas ao funcionamento da tireoide.

"Não existe uma relação tão direta com algum fator exógeno (externo), porém ele pode existir. Inclusive, a quantidade de iodo da dieta é um fator importante. A gente já tem, há alguns anos no Brasil, uma quantidade de iodo no sal já suficiente. Logicamente que existem algumas condições, como a gestação por exemplo, que é uma situação que demanda de uma produção maior desses hormônios, porque a princípio o feto não produz", destacou a convidada.

Confira esta edição do Canal Saúde na íntegra, acessando o player abaixo: