ELEIÇÕES 2022

Saiba como tirar o título de eleitor on-line ou e-Título

Solicitação deve ser feita através do sistema Título Net, no site do TSE

E-titulo - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O documento físico do título de eleitor poderá ser substituído nas eleições de 2022 pela versão on-line. A ferramenta está disponível através do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para ter acesso, o eleitor precisa já ter um registro na Justiça Eleitoral e estar com o título regularizado. O prazo para a solicitação ou regularização do documento termina nesta quarta-feira, 4 de maio.  Somente com o cadastro em dia será possível votar nas eleições deste ano.

Quem ainda não tem o documento deve solicitar através do sistema Título Net, no site do TSE. É preciso ter 16 anos completos até a data do primeiro turno (2 de outubro).
 

Na primeira página, informe o estado no qual reside e, na janela seguinte, após selecionar "título de eleitor", marque a opção "não tenho". Alguns dados serão solicitados como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento. É preciso enviar os seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação;

- Comprovante de residência atualizado;

- Uma foto tipo selfie segurando o documento de identificação;

- Para os homens com idade entre 18 e 45 anos, é preciso enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o envio, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. As fotos devem estar legíveis para a solicitação ser feita. Um cartório eleitoral receberá as informações, e o acompanhamento do requerimento deve ser feito pelo site.

Para regularizar o título de eleitor, é preciso acessar o Atendimento ao Eleitor na aba "Consulte a situação do título eleitoral". Caso tenha alguma pendência, acesse "Regularizar título eleitoral cancelado ou suspenso". Na próxima tela, será possível quitar débitos.

Caso o problema seja a multa, o eleitor precisará desembolsar R$ 3,50 por cada turno que não tenha justificado a falta. Após realizar o pagamento é necessário esperar que a Justiça Eleitoral identifique o pagamento e dê baixa no débito.

Após a quitação das pendências, o eleitor deverá dar início a regularização do nome e enviar dados pessoais e alguns documentos digitalizados:

- Comprovante de residência;

- Identidade com foto;

- Quitação do serviço militar para homens de 18 a 45 anos;

- Comprovante do pagamento da multa eleitoral.