Após denúncia, Burger King muda nome do Whooper Costela
Polêmica dos sanduíches que se dizem uma coisa e são outra chegou ao Congresso. Retirados do cardápio, sanduíches não contêm cortes de carne que nomes indicam
A rede de fast food Burger King informou nesta terça-feira (3) que vai trocar o nome do seu sanduíche 'Whopper Costela' para 'Whopper Paleta Suína'. A exemplo do McPicanha, do rival McDonald´s, o hambúrguer não continha a carne indicada no primeiro nome.
A Comissão de Transparência do Senado aprovou, nesta terça-feira, o convite a representantes do McDonald's e do Burger King para prestar esclarecimentos sobre as acusações de publicidade enganosa em relação aos sanduíches Mc Picanha e Whopper Costela feitas por entidades de defesa do consumidor.
Apesar do nome, os dois sanduíches foram retirados do cardápio das redes de fast food por não conter os tipos de corte de carne que os batizam e como indicavam peças de publicidade.
Em nota, segundo informou o g1, o Burger King pediu desculpas ao consumidor e informou que o produto continua igual. Mas o nome muda.
"A composição do hambúrguer permanece sendo 100% carne de paleta suína com aroma de costela, sem qualquer ingrediente artificial", diz o texto.
"Quando lançamos o Whopper Costela, anunciamos em nossas comunicações que ele é feito de carne de porco — paleta suína — e com sabor de costela, sem qualquer ingrediente artificial. Mas a reação das pessoas é um recado bem claro. Hora de ouvir, aceitar e agir. Sem meias palavras, sem gracinha, sem relativizar o problema", diz a nota da empresa, que se disse comprometida com a transparência.
Os representantes das duas empresas serão convidados para uma audiência pública no Senado marcada para o próximo dia 12. Também serão chamados representantes do Procon, do Conar, da Anvisa e do Coma com os Olhos, perfil do Instagram que denunciou os casos.
— Queremos esclarecer esse assunto para que o consumidor saiba o que ele está pagando e para que as empresas dos tais sanduíches ‘fakes’ possam se pronunciar — explicou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), autor do requerimento.
Por ser apenas um convite, os representantes das empresas não são obrigados a comparecer à audiência pública.
Nelsinho Trad justificou o requerimento a outros senadores dizendo que, por ser do Mato Grosso do Sul, entende de carne e não aceitaria a propaganda enganosa.
— Eu não imaginava que picanha tinha um cheiro, a costela outro. Estamos em um momento da sociedade brasileira em que essa palavra fake está colocada em várias questões que nos surpreendem a cada dia. Agora, sanduíche fake? É pra acabar! Precisamos colocar em pratos limpos — disse.
O McPicanha foi retirado do cardápio primeiro, depois que o Ministério da Justiça notificou a empresa e pediu esclarecimentos sobre se o sanduíche é de fato feito com picanha.
Em nota, na semana passada, o McDonald's admitiu que, na sua nova linha de sanduíches chamada McPicanha, não há picanha na composição do hambúrguer. E sim, segundo a rede, "molho com aroma natural de picanha". A falta da carne que dá nome ao sanduíche foi alvo de indignação de consumidores nas redes sociais.
A rede de fast-food informa que, na linha recém-lançada, os "Novos McPicanha" têm sabor mais acentuado de churrasco e o "exclusivo molho sabor picanha".
Segundo nota da empresa, o hambúrguer é produzido com um "blend de cortes selecionados", com 100% carne bovina, e "no maior tamanho oferecido pela rede atualmente".
Já o Procon do Distrito Federal determinou que o Burger King tire de circulação o Whopper Costela. O sanduíche é, na verdade, apenas aromatizado com sabor de costela.
Em nota, o Burger King informou que a marca "foi notificada e irá prestar os esclarecimentos solicitados" ao Procon.