PLAZA MAR

Porto de Galinhas ganhará primeiro shopping à beira-mar em 2023

"Plaza Mar" deverá inaugurar também a primeira Mc Donald's para o município de Ipojuca

Praia de Porto de Galinhas - Arthur de Souza/Arquivo Folha de Pernambuco

A praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, está prestes a receber um empreendimento comercial de grande porte. Integrantes do Grupo Enotel apresentaram à prefeita do município, Célia Sales (PTB), o projeto “Plaza Mar”, que pretende instalar um shopping à beira-mar, na região. Aprovada pela gestão municipal,  as obras devem começar no segundo semestre de 2022.

“Como o terreno já é do hotel, eles [o grupo] tiveram apenas que fazer uma nova licença, porque não seriam novos quartos construídos, e sim uma área comercial. A gente precisou dar apenas essa licença, porque o estudo [ambiental] de utilização já tinha sido feito”, explicou a Prefeitura de Ipojuca. O novo mall fará parte do ecossistema do Enotel. 

Geração de emprego
Segundo a prefeitura, a proposta é que as lojas sejam independentes e funcionem a céu aberto, imitando centros de compras de fora do país. Os estabelecimentos serão divididos por zonas temáticas, diferente da estrutura tradicional dos grandes shoppings. De acordo com a direção do Enotel, o empreendimento deve gerar 500 empregos na fase de construção e cerca de 1000 vagas serão disponibilizadas após o lançamento, marcado para novembro de 2023.

A condição imposta pela prefeita de Ipojuca para aprovação do projeto foi que essas oportunidades de emprego sejam oferecidas para moradores da cidade. “A gente quer que se privilegiem para os ipojucanos”, explicou a assessoria da gestão municipal. A sugestão foi bem recebida pelo grupo hoteleiro, que deverá usar a agência "Agora", projeto da prefeitura que mantém um banco de talentos, com currículos cadastrados. Quem for escolhido para a vaga também receberá capacitação para atuar no local. Interessados podem se cadastrar no site do Agora Ipojuca.

 

Investimento
O investimento necessário para dar vida ao mall é de R$ 200 milhões e a estimativa de receita por mês é de R$ 40 milhões. Ainda segundo a Prefeitura de Ipojuca, o primeiro shopping de Porto de Galinhas terá de 60 a 80 lojas, incluindo marcas locais e internacionais.

Na parte de alimentação, o município deverá ganhar a sua primeira McDonald's. Só o cinema não está incluso nos planos do empreendimento.