Resposta

Embaixador da Ucrânia rebate declarações de Lula: 'Que culpa tem Ucrânia?'

Encarregado de negócios do país no Brasil pediu encontro com PT, mas ainda não teve respostas

Anatoliy Tkach, encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia, quer explicar posição de seu país a Lula - Divulgação

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, rebateu as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra no país do Leste Europeu. Em entrevista a revista Time, o petista afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky é tão responsável pela guerra em seu país como o líder russo Vladimir Putin. O diplomata questionou o porquê da Ucrânia ser culpada por querer ser independente.

"Eu considero que é impossível comparar a responsabilidade do agressor e à da vítima. Que culpa tem a Ucrânia de querer ser independente de outros países e tomar as decisões sobre sua política externa e desenvolvimento do país?", disse.

Na entrevista, o petista e pré-candidato à reeleição afirmou que  Zelensky “quis a guerra” com a Rússia. Lula criticou o presidente da Ucrânia, afirmando que parece que ele faz parte de um espetáculo”.

Tkach afirmou que as aparições de Zelensky, tanto no Parlamento quanto na mídia, ajudam a Ucrânia a conseguir o apoio de demais países, seja para aumentar as sanções contra a Rússia quanto suporte financeiro e bélico.

"Se o agressor não quiser terminar a guerra, a Ucrânia tem que se defender para poder continuar a existir", declarou Tkach.

O encarregado de negócios da Ucrânia afirmou que as declarações do ex-presidente pegaram as autoridades ucranianas de surpresa. Mas Tkach voltou a dizer que acredita que Lula está mal informado e, por isso, quer uma reunião com a equipe do petista e com o partido.

No entanto, o ucraniano afirmou que ainda não teve respostas do PT para o encontro.

Questionado se pretende também se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), o diplomata afirmou que por ora não tem expectativas para a reunião.