Recifenses são campeões nacionais de robótica

Alunos da rede municipal venceram em dois níveis da competição nacional

Nós - Universal Pictures/Divulgação

 

Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram campeões no nível 1 na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os outros três lugares nesta categoria também foram de escolas da rede pública do Recife: da Iputinga, Tejipió e Paulo VI, nessa ordem.

Já no Nível 2, a vencedora foi a equipe da Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, que inclui ex-alunos integrantes da equipe campeã brasileira de robótica em 2015. Os campeões de ca­­da um dos níveis vão disputar a Robocup 2017 - Campeonato Mundial de Robótica, no Japão.

“O Recife hoje fez história diante de outras seis escolas privadas que chegaram à final. Conseguirmos ser campeões do Nível 2, concorrendo com escolas públicas e privadas de todo o País”, avaliou o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. No total, 18 estudantes da rede municipal de ensino do Recife participaram da etapa nacional da OBR.

Os campeões brasileiros do Nível 1 foram Maria Eduarda Barbosa, Paulo Poan, Miguel Silva e Tiago Santos. “Estudamos muito pra conseguir chegar até aqui. A robótica mudou a minha vida e, agora, eu quero seguir carreira nessa área”, contou Maria Eduarda.

Nas etapas regionais, mais de três mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica. A fase nacional, realizada no Recife, foi disputada por 370 alunos divididos em 90 equipes - 45 de cada nível. Já a final, que aconteceu ontem, contou com apenas 20 equipes - as dez melhores de cada nível.

Já os campeões do Nível 2 foram os ex-alunos da Prefeitura do Recife Estevão Pereira, Ryan Vinícius Morais e Maryllia Willyane Félix, todos com 15 anos. Esses dois últimos fizeram parte da equipe campeã brasileira de 2015. Como nos cursos que eles estão fazendo no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) não têm aula de robótica, eles pediram para continuar treinando na Utec Gregório Bezerra, que atende estudantes das escolas municipais do entorno da Várzea e também promove cursos para as pessoas da comunidade em geral.