Fundaj recebe Medalha de Mérito Museológico
Título será entregue pelo Conselho Federal de Museologia, no dia 30 de maio
O Conselho Federal de Museologia vai conceder à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) a Medalha de Mérito Museológico. A condecoração reconhece os mais de 70 anos de trabalho da instituição na preservação e circulação da memória brasileira.
A entrega do título, que ocorre a cada dois anos, está prevista para o dia 30 de maio. Aberto ao público, o evento será acompanhado de uma série de debates promovidos pelo Seminário Trajetórias e Poder na Museologia Nordestina, que começam às 14h.
O recebimento da medalha será realizado às 18h, no Cinema do Museu. Estarão presentes o presidente da Fundaj, Antônio Campos; a presidente do Conselho Federal de Museologia (COFEM), Rita de Cássia de Mattos; o presidente do Conselho Regional de Museologia 1ª Região (COREM 1R), Saulo Moreno Rocha; e a coordenadora-Geral do Muhne, Fernanda Guimarães.
Antes da cerimônia, estão previstos os debates “O Poder dos Museus Nordestinos” e “Trajetórias da Museologia na Fundação Joaquim Nabuco (1949-2022)”. Nas duas mesas-redondas, estarão presentes alguns representantes de diversas instituições, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Museu da Abolição e a Rede de Educadores em Museus da Paraíba.