rede pública

Ocupação de leitos pediátricos para doenças respiratórias na rede pública chega a 83% em Pernambuco

De acordo com presidente do Simepe e SES-PE, vírus respiratórios distintos dos causadores de Covid-19 e gripe provocam a pressão na rede hospitalar

Leitos de UTI pediátrica no Imip - Divulgação/Imip

Emergências pediátricas públicas e privadas de Pernambuco registram aumento na procura por leitos. Na rede estadual, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgados nesta quarta-feira (11), a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 83%.

De acordo com relato do presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano, a situação está "muito delicada". "A gente vem acompanhando de perto. Tanto as emergências públicas quanto as privadas estão muito acima da capacidade", explica o pediatra.

Em nota, a SES-PE explica que a positividade para casos de Covid-19 entre os pacientes internados em leitos para quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) está em 1,5%. O que predomina entre os infectados são outros agentes, como vírus sincicial respiratório, rinovírus, metapneumovírus e outros, segundo a pasta.

 

A pasta informou que há, atualmente, 233 leitos para bebês e crianças com quadro de Srag no Estado, dos quais 106 são de UTI e os demais 127, de enfermaria, cuja ocupação está em 68%. Dados mais recentes do painel de regulação de leitos do Estado, atualizado no último domingo (8), mostram que havia 40 solicitações por UTI, das quais 36 eram para vagas pediátricas.
 
A SES-PE também disse, na nota, que o Governo do Estado irá abrir, nos próximos dias, 20 leitos para quadros de doenças respiratórias graves na Região Metropolitana do Recife. Nesta semana, 10 novos leitos de UTI foram abertos com esta finalidade em Araripina, no Sertão do Estado.

Os leitos para este público estão distribuídos por diversas unidades de saúde de todo o Estado, nos hospitais Correia Picanço, Universitário Oswaldo Cruz, Barão de Lucena, de Referência Covid-19 - Unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), Imip, Maria Lucinda, Jaboatão-Prazeres, Agamenon Magalhães, Santa Maria (Araripina), Dom Malan (Petrolina), Dom Moura (Garanhuns), Rui de Barros Correia (Arcoverde), Inácio de Sá (Salgueiro), Belarmino Correia (Goiana) e Regional de Palmares.

!function(){"use strict";window.addEventListener("message",(function(e){if(void 0!==e.data["datawrapper-height"]){var t=document.querySelectorAll("iframe");for(var a in e.data["datawrapper-height"])for(var r=0;r