Economia

XP vai lançar plataforma de criptomoedas em parceria com a Nasdaq

Xtage deverá iniciar sua operação até o fim de junho e pretende expandir sua oferta de ativos no médio prazo

Logomarca da XP na bolsa de valores Nasdaq - Divulgação

A corretora XP anunciou nesta quinta-feira a criação da Xtage, uma plataforma de trading para ativos digitais como criptomoedas em colaboração com a bolsa de valores americana Nasdaq.

A nova plataforma deve ser lançada até o fim de junho e, de início, oferecerá e seu portfólio apenas criptomoedas. No médio prazo, a XP quer expandir a oferta para incluir outros tipos de ativos, a depender da demanda dos investidores.

Em anúncio ao mercado, a corretora fundada e controlada por Guilherme Benchimol afirma que a Xtage “rerpesenta um importante marco na democratização do acesso a ativos digitais no Brasil. Construída com a tecnologia líder de trading da Nasdaq, a plataforma da XP está posicionada para ganhar escala de maneira flexível conforme crescer (o volume de negócios) e introduzir novos produtos e serviçis”. A plataforma deve entrar em operação até junho deste ano.

“A criação da Xtage representa um grande marco no mercado de ativos digitais e na nossa abilidade em oferecer aos investidores acesso a ecossistemas emergentes. Através de nossa parceria com a Nasdaq, estamos confiantes de que a XP vai operar uma inovadora e robusta infraestrutura de capital”, disse em nota Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da corretora, que é listada na Nasdaq.

Segundo o diretor financeiro da XP, Bruno Constantino, “no momento do lançamento (da plataforma), os 3,5 milhões de clientes da XP poderão ter acesso à nova plataforma diretamente pelo aplicativo da corretora que eles já utilizam”.

“A parceria tecnológica entre a Nasdaq Market Technology e a XP é um pilar fundacional na expansão da XP no para o mercado de ativos digitais e vai abrir oportunidades para os investidores”, declarou, também por nota, Roland Chai, vice-presidente executivo e líder de tecnologia de infraestrutura de mercado da Nasdaq. Segundo ele, “a infraestrutura tecnológica da Nasdaq foi desenhada para atender a expectativas de mercado e os atuais e futuros marcos regulatórios do setor e vai permitir à XP ganhar escala em sua plataforma e introduzir novas classes de ativos” em seu portfólio.