Economia

Suape prepara assinatura de ordem de serviço para ramal ferroviário até a Transertaneja

Consórcio tem 300 dias para elaboração de adequação e atualização do projeto executivo para construção de 9,7 km de ferrovia

Porto de Suape - Divulgação/Porto de Suape

Estudos para adequação e atualização do projeto do acesso ferroviário do Porto de Suape à futura Transertaneja terão início com a assinatura de ordem de serviço prevista para os próximos dias, conforme anunciou, nesta sexta-feira (13), o terminal marítimo

O trecho compreende 9,7 quilômetros de extensão entre o entroncamento da BR-101 com a Rota do Atlântico e a porção leste da Ilha de Tatuoca, em Suape. 

Esse ramal irá viabilizar a instalação de um terminal de minério na Ilha de Cocaia para escoamento da produção de jazidas localizadas em Curral Novo, no Piauí, localizada a 703 quilômetros do porto. 



Os estudos serão tocados por um consórcio formado pelas empresas TPF Engenharia e B & C Engenheiros Consultores Ltda, que venceu a licitação. A ordem de serviço para o início dos trabalhos será assinada pelo diretor de Engenharia da estatal portuária, Cláudio Valença, e pelos representantes das corporações. O prazo de execução do contrato é de 300 dias. O investimento no projeto é de R$ 5,27 milhões.

“É um passo muito importante de preparação da infraestrutura do porto para a chegada deste grande projeto ferroviário, que terá impactos positivos não só para Suape, mas para toda a cadeia produtiva de Pernambuco e dos Estados vizinhos. Há uma infinidade de novas possibilidades de negócios para diversas cargas, como grãos e veículos, por exemplo ”, enfatiza o diretor-presidente de Suape,  Roberto Gusmão. 

Entre os serviços a serem executados no prazo contratual estão estudos geotécnicos, topográficos e ambientais, entrega de relatórios, desenvolvimento do projeto, plano de ação e planilha orçamentária.

Transertaneja
A Ferrovia Transertaneja é uma alternativa à Transnordestina, iniciada em 2006 e que permanece inacabada por causa de sucessivos atrasos na obra, a cargo da TLSA, empresa responsável pela concessão do serviço. 

A autorização para construção do novo ramal foi assinada pelo então ministro da Infraestrutura (Minfra),  Tarcísio de Freitas, em 10 de dezembro de 2021. 

A obra será tocada pela iniciativa privada e tem custo estimado de R$ 5,7 bilhões

A retirada da ilha dos limites do porto organizado de Suape, para instalação do terminal, foi publicada no Diário Oficial da União em 28 de abril deste ano.