Paço do Frevo tem programação gratuita a partir desta terça (17) com música, oficinas e cursos
Com foco na acessibilidade e na diversidade, o espaço estreia a ação Visita Azul, voltada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Em celebração a Semana Nacional dos Museus, o Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, área central da cidade, preparou uma programação especial que começa nesta terça-feira (17) e segue até o domingo (22).
Com foco na acessibilidade e na diversidade, o espaço estreia a ação Visita Azul, voltada para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover oficinas, cursos, vivências externas e seminário. O acesso é gratuito para todas as ações. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia pelo link disponível aqui.
Na terça (17) e na quinta-feira (19), o Museu recebe visitas mediadas para promover a valorização das mulheres. Intitulada “Elas São Frevo”, a ação foi criada a partir de uma curadoria educativa na exposição de longa duração do Paço e destaca o protagonismo das mulheres no universo do Frevo e da cultura popular.
O Paço do Frevo também conta com ações formativas, como a oficina “Fotografia e Patrimônio Cultural”, que acontece na terça, das 14h às 15h, e utiliza recursos dos smartphones para provocar o olhar dos participantes, estimulando que expressem suas identidades na relação entre valor e patrimônio, ver e ser visto.
Na quarta-feira (18), das 9h às 10h e das 14h às 15h, acontece a ação Visita Azul - Visitas Mediadas Sensoriais, voltada para o público com TEA. No mesmo dia, das 14h às 18h, será realizada a oficina “Desvendando Mestra Mônica Santana”, quw estará no local compartilhando suas experiências e processos criativos.
Ainda na quarta, às 15h30, acontece a gravação de um ensaio aberto da SpokFrevo Orquestra, que vai apresentar seu repertório para o público do museu.
Na quinta-feira (19), das 14h às 16h, o Paço oferece o curso “Formação de Guias de Turismo: Frevo, territórios e patrimônio cultural”.
Já sexta-feira (20), das 14h às 15h, acontecem as Ações em Dança, com o tema “Potência educativa em espaços museais”. A ideia é discutir e ampliar as relações entre dança e museu.
Também na sexta, às 15h30, haverá uma roda de conversa com mulheres do universo da Capoeira. Na ocasião, frequentadores poderão conhecer mais sobre a luta que une arte marcial, dança e música. Participam do encontro mediado por Marília Rodrigues as mestras Mônica Santana e Izabel Cordeiro.
No sábado (21), das 14h às 17h, o Paço do Frevo promove uma ação educativa da Frevocleta na Ocupação Leonardo Cisneiros, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. No espaço, serão realizadas vivências de dança e música com o Frevo para o público infantojuvenil.
Para encerrar a programação, no domingo (22), contece o seminário “Criativismo: de Economia Criativa e Juventudes”, com palestras sobre os processos criativos na exposição “Patrimônios Periféricos” e sobre o desenvolvimento de mídias independentes na favela.
Também ocorrerão debates entre coletivos e minimostra de audiovisual, além de workshop sobre Gestão de Carreira Artística. Na ocasião, a cantora e poeta Bione e a DJ Boneka fazem show no terceiro andar do Paço do Frevo.
Serviço:
Semana Nacional dos Museus no Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
Confira a programação completa:
17 de maio (terça-feira)
10h às 11h - Visita mediada “Elas São Frevo”
14h às 15h - Oficina “Fotografia e Patrimônio Cultural”
15h às 16h - Ação educativa “Escuta Frevo”
18 de maio (quarta-feira)
9h às 10h - Visita Azul
14h às 18h - Oficina “Desvendando Mestra Mônica Santana”
15h30 - Ensaio aberto da SpokFrevo Orquestra
18h - Circulação da Frevocleta no Centro do Recife
19 de maio (quinta-feira)
10h às 11h e 14h às 15h - Visita mediada “Elas São Frevo”
14h às 16h - Curso “Formação de Guias de Turismo: Frevo, territórios e patrimônio cultural”
20 de maio (sexta-feira)
9h às 10h - Visita Azul
13h às 15h - Ação em dança: “Potência educativa em espaços museais”
15h às 16h30 - Roda de Conversa: Mulheres na roda: capoeiragem e outros fervos
21 de maio (sábado)
14h às 17h - Frevocleta na Ocupação Leonardo Cisneiros (Av. Martins de Barros, Santo Antônio)
22 de maio (domingo)
9h às 19h - “Criativismo: Seminário de Economia Criativa e Juventudes”.