Nestlé compra Puravida, de alimentos naturais, para expandir em vitaminas e suplementos
Segmento segue em alta no país. Estimativa é que a operação entre em vigor ainda no segundo semestre
A unidade de negócios de saúde da Nestlé, a Nestlé Health Science (NHSc), comprou a Puravida, uma marca brasileira premium de nutrição e bem-estar. O objetivo é ampliar sua atuação no mercado de vitaminas, minerais e suplementos, segmentos em amplo crescimento no país.
O valor não foi divulgado e a transação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A estimativa é que a operação entre em vigor ainda no segundo semestre. A Puravida manterá o nome e com a gestão.
Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, considera um passo importante para o avanço em inovação e tecnologia em nutrição. “Esta é uma grande oportunidade para ampliar nossa presença em uma categoria que cresce globalmente a partir de marcas consolidadas”.
Os produtos de ambas são complementares. A Nestlé Health Science oferece suplementos nutricionais orais, proteínas em pó e bebidas nutricionais prontas para beber. Já a Puravida, que começou em 2015, em São Paulo, tem um portfólio com alimentos orgânicos, naturais e à base de plantas, suplementos nutricionais, óleos essenciais e produtos de beleza veganos.
A Puravida tem um portfólio de 160 produtos em quatro principais categorias, sendo a mais relevante de nutrientes, que incluem as vitaminas, os minerais e os suplementos em cápsulas. Este segmento corresponde a 60% da receita da companhia. Entre outros produtos, na sequência, estão snacks saudáveis, superfoods e proteínas.
Em 2021, a empresa voltada para itens de bem-estar faturou R$ 300 milhões. Sua venda acontece tanto no varejo tradicional quanto em farmácias e a distribuição é em todo país, sendo que 65% delas acontecem em vendas diretas ao consumidor e 35% por distribuidores.
Monica Meale, executiva responsável por Nestlé Health Science para a América Latina diz que a união da experiência que ambas carregam resultará em mais inovações. “Nossa presença no varejo abrirá novas oportunidades para o crescimento de Puravida e nossa forte rede junto aos profissionais de saúde ampliará a presença da marca”.