Marcas presentes na boca e no coração do povo
O Prêmio Marcas Que Eu Gosto chega a sua 19ª edição com o objetivo de reconhecer as empresas que são verdadeiras referências para os consumidores pernambucanos
Estar sempre presente na vida das pessoas é fundamental para conquistar o reconhecimento do consumidor e sinal de que a empresa está no caminho certo. E é para mostrar essa realidade que o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, faz o levantamento das marcas que estão na boca e coração do povo, e apresenta o resultado do trabalho ao mercado com a 19ª edição do Prêmio Marcas Que Eu Gosto.
A honraria tem o objetivo de premiar as empresas que conseguem ser referência para os consumidores, e divulgar os nomes das mais lembradas. “Mantivemos o levantamento mesmo com a pandemia, e estamos dando sequência, com a preocupação de manter a série e a preferência das marcas na visão do recifense. Observamos marcas do ponto de vista de comunicação, que não eram apontadas antes, e passaram a ser citadas e subiram no ranking, em função de um posicionamento mais agressivo de comunicação e estratégia de venda”, disse a diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro.
A pesquisa é feita nas ruas, por meio de um questionário onde o consumidor responde sobre “qual a marca que mais gosta”. Para realização, não é feito nenhum estímulo para as pessoas ou grupo de empresas. O levantamento deste ano considerou 48 categorias pesquisadas, incluindo os mais diversos setores econômicos. “É um projeto que não é só o prêmio, é uma pesquisa e uma distinção, trazendo informações importantes para a sociedade sobre o posicionamento no mercado local das marcas, agências de comunicação”, contou Marcela.
Para esta edição, novas categorias foram incluídas na pesquisa. Entre elas, estão: ketchup, cooperativa de crédito e livraria. “Continuamos fazendo as categorias especiais, mas com algumas mudanças. Incluímos a Marca Que Faz a Diferença, Marca Que Representa o Estado, E-commerce”, afirmou. Uma nova categoria presente na pesquisa foi sobre doações. “Nossa intenção era ver quais entidades sociais e filantrópicas teriam maior adesão”, declarou a diretora do Ipespe.