Pernambuco

Resgate: Corpo de Bombeiros e Exército trabalham em busca de desaparecidos

O local mais atingido, Jardim Monteverde, no Ibura, registrou 22 vítimas fatais por conta de um deslizamento na região

Busca por desaparecidos em Jardim Monteverde continua - Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco.

Neste domingo (29), equipes do Corpo de Bombeiros e Exército continuam trabalhando em busca de sobreviventes do deslizamento de barreira em Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, região limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. O local é um dos mais atingidos pelas chuvas que assolaram a região litorânea do Estado, no último sábado (28). Até o momento, 22 vítimas fatais do deslizamento foram encontradas. 

Até o momento, 79 mortos foram registrados desde o início das chuvas, na última quarta-feira (25). As equipes de buscas continuam por outros 56 desaparecidos e há registro de 3.957 desabrigados.

As áreas mais atingidas pela chuva, de acordo com o Governo de Pernambuco, foram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Mata Norte. O grande impacto causado pela enxurrada levou dez municípios a decretar situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer e Igarassu. 

No total, as equipes estão atuando em 12 pontos de deslizamento, com o emprego de cães farejadores e equipamentos. Desde o sábado, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) resgatou 593 vítimas ilhadas em várias localidades da RMR. No Recife, os resgates aconteceram nos bairros de Coqueiral, Imbiribeira, Ipsep e Tejipió. Em Jaboatão, houve atendimento na Vila Dois Carneiros, Socorro e Muribeca. Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos ao 193, com deslocamento das equipes.