Homenagem

Site do Itaú Cultural celebra os 100 anos de nascimento de Bibi Ferreira

Com dados de sua trajetória, conteúdo especial destaca momentos da artista nos palcos

A atriz Bibi Ferreira morreu aos 96 anos - Arquivo Nacional

Para reverenciar e manter viva a história da diretora e atriz Bibi Ferreira (1922-2019) nas artes cênicas do país, o site do Itaú Cultural coloca no ar, nesta quarta-feira (1), um material especial sobre o centenário de nascimento da artista. Destaca conteúdos, tanto novos como já existentes, de seu acervo e brinda os 100 anos de seu nascimento com imagens de Bibi no palco, espaço no qual pisou oficialmente pela primeira vez aos 24 dias de nascida – substituindo uma boneca usada em uma montagem teatral e que tinha sumido – e onde esteve grande parte dos 96 anos vividos.

De mais recente, o material traz uma entrevista com a atriz Jalusa Barcellos, que lança no dia 1 de junho a biografia Bibi Ferreira, a saga de uma diva. Na conversa da equipe do site do Itaú Cultural com a biógrafa, ela conta sobre sua relação com a artista dentro e fora dos palcos, do processo de idealização do livro e do pedido de Bibi a que fizesse desta uma biografia afetiva.

“O que ela me disse foi: ‘Faça uma biografia afetiva. Não tenho mais tempo nem saco nem memória para ficar relembrando 93 anos de carreira’”, recorda Jalusa, para continuar: “ela não disse, mas, depois, intui, que ela estava me dizendo: ‘mostre quem está por trás do pano, ou seja, mostre quem é essa mulher magistral, generosa, fraterna, amorosa que está por trás do mito ‘Bibi Ferreira’”, complementa a biógrafa.

Dos conteúdos já existentes no site do Itaú Cultural, o verbete dedicado a Bibi na Enciclopédia Itaú Cultural contempla um amplo material. Ali estão disponíveis desde informações sobre sua carreira até dados de mais de 170 espetáculos e de musicais apresentados por ela ou sobre a artista.

Para brindar a comemoração do centenário onde Bibi realmente gostava de estar, o palco, o público pode conferir, no canal do Itaú Cultural no YouTube, trechos da apresentação feita por ela no Auditório Ibirapuera em março de 2014, período no qual a casa era gerida pelo IC. No link , a artista, acompanhada por uma orquestra de 21 músicos regidos pelo maestro Flávio Mendes, interpreta canções como Cuesta Abajo, de Carlos Gardel, e Corisco, de Sérgio Ricardo.

SERVIÇO:

Centenário de Bibi Ferreira

No site do Itaú Cultural

Itaú Cultural 
Twitter | Facebook | Youtube