Pandemia

Ômicron segue como a variante predominante em Pernambuco

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as 23 amostras de pacientes positivos para Covid-19 foram identificadas como sendo dessa linhagem

Sequenciamento genético em amostra positiva para a Covid-19 - Miva Filho/SES-PE

Saiu, nesta quarta-feira (1) o resultado de mais um sequenciamento genético do novo coronavírus qjue circula em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as 23 amostras de pacientes positivos para Covid-19 foram identificadas como sendo da linhagem Ômicron. As coletas foram realizadas entre o final de abril e a primeira quinzena de maio.



As amostras avaliadas - todas da sublinhagem BA.2 - de pacientes residentes nos seguintes municípios: Cabo de Santo Agostinho (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Nazaré da Mata (1), Olinda (1), Recife (11), Salgueiro (1), Tabira (1), Vitória de Santo Antão (1), além do arquipélago de Fernando de Noronha (1) e de pacientes provenientes dos estados de Alagoas (1) e Pará (1).

"Continuamos atentos à circulação do vírus da Covid-19 em Pernambuco e a vigilância genômica é uma das nossas estratégias. Os últimos sequenciamentos realizados pelo Aggeu Magalhães já apontavam a predominância da variante ômicron em nosso território. Aproveitamos esse novo resultado para reforçar a importância da vacinação contra a doença. A pandemia ainda não acabou e, por isso, devemos continuar vigilantes", reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.