Brasil

Aeroporto de Brasília e Start-up britânica investem em infraestrutura para "carros voadores"

Segundo a empresa, a parceria ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreo

A Vertical informou que a nova parceria, ao lado de outras como com a locadora de jatos Avolon Holdings e a companhia aérea Gol, ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreo - Divulgação / Vertical Aerospace

A start-up de carros elétricos voadores Vertical Aeroespace, do Reino Unido, fechou parceria com a argentina Corporación America Airports para projetar e explorar no Brasil os chamados de "vertiportos", espécie de aeroporto para aeronaves de pouso vertical e com motor elétrico, os chamados eVTOLs. A Corporación America é dona da Inframerica, que detém a concessão do aeroporto de Brasília.

A Vertical informou que a nova parceria, ao lado de outras como com a locadora de jatos Avolon Holdings e a companhia aérea Gol, ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos "mercados pioneiros" para os serviços de táxi aéreo.

A Vertical está apostando no Brasil. A cidade de São Paulo é a que tem o mais intenso tráfego de helicópteros do mundo, devido ao trânsito pesado de veículos.

Táxis voadores movidos a eletricidade estão sendo considerados como alternativas "eco-friendly" para os helicópteros. Muitas fabricantes estão atualmente no processo de conseguir certificação para as aeronaves e finalizar os planejamentos para as infraestruturas associadas.

Em setembro, a Gol concordou em compra ou alugar cerca de 250 unidades da empresa de leasing Avolon. A Vertical também tem acordos preliminares com a American Airlines, Japan Airlines, e Virgin Atlantic para iniciar a prestação de serviços em 2025.