Festa junina

Começa o São João de Caruaru; veja a programação

Elba Ramalho, Cláudia Leitte e Solange Almeida estão entre as atrações da primeira noite

Elba Ramalho, cantora e compositora - Reprodução/Instagram

Pernambuco tem mesmo essa moda de ostentar, e em se tratando de festejos, “o maior e melhor” – em linhas retas ou curvas – tornou-se expressão corriqueira. E, naturalmente, é pelas bandas de cá que está a ‘Capital do Forró’, ‘o maior arraial’ e ‘a festa mais duradoura’, culminando no maior e melhor São João do mundo, o de Caruaru, o mais famoso do Agreste do Estado e que, a partir deste sábado (4) até o próximo dia 29, vai botar a sanfona para chorar em clima superlativo, após dois anos de ausência da mais nordestina das celebrações, em decorrência da pandemia. 

Elba não podia faltar

“Vai ser um renascimento. Um novo ciclo que se inicia com os festejos dos santos de junho. É o resgate de um sentimento, de uma alegria, de uma tradição”, vibrou a cantora Elba Ramalho, anfitriã dos folguedos na cidade há quase três décadas. É dela o protagonismo logo mais, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, espaço principal do ciclo que hoje recebe também a Orquestra de Pífanos de Caruaru e o Maestro Mozart Vieira, além deles apresentam-se as cantoras Solange Almeida e Cláudia Leitte. 

Amanhã é a vez de Alcymar Monteiro e Alceu Valença darem conta do forrobodó. “Quem poderia imaginar que iríamos passar por uma pandemia com estas proporções? Este ano vamos celebrar a vida”, complementou a artista paraibana, em conversa com a Folha de Pernambuco.



Diversidade no Agreste

Elba, aliás, integra o rol enxuto de artistas que fazem jus à tradição de um São João da dimensão de Caruaru - há algum tempo imbuído em diversificar a programação e deixar os festejos distantes do que se pode chamar de tradicional. 

Exemplo disso é integrar à agenda nomes como Alok, Tierry e a própria Cláudia Leitte - esta na abertura do São João da Cidade. “Isso me entristece, e já recebi muitas críticas por ter falado publicamente sobre o assunto. Todos os artistas de outros segmentos são muito talentosos e fazem parte do nosso caldeirão de ritmos e de culturas. Se é para ter todas as vertentes musicais, não é mais São João, é um festival. A programação dos festejos precisa ser mais equilibrada e valorizar as raízes da festa. Podemos ter festivais em qualquer época do ano, seria justo manter a tradição do forró no São João. Não existe São João sem forró”, se posicionou Elba, que para o “São João do Reencontro", tema da edição da festa este ano, após o pontapé inicial por aqui seguirá forrozando palcos afora. 

Clima de solidariedade

De longe, o clarão de Caruaru já pode ser visto, o balão do Pátio de Eventos já foi aceso, e como bem diz o Trio Nordestino, em composição de Jorge de Altinho, “As ruas já estão enfeitadas, já tem milho verde na feira” (Capital do Forró, 1980) e o céu já está colorindo os 24 polos pela cidade – inclusive o Alto do Moura, um dos mais cortejados por quem não abre mão da legitimidade da festa, e que será aberto amanhã (5) com Santanna, O Cantador, e Trio Remelexo, entre outros. 

Mas o período não será tomado pela alegria comumente esperada no ciclo, nem poderia, depois de mais de uma centena de mortes causadas pelas chuvas que assolaram o Recife e a Região Metropolitana, além das milhares de famílias desabrigadas. “Chuva pelo Nordeste, deveria ser sinônimo de vida. Neste momento, muita oração e solidariedade”, compadeceu-se Elba Ramalho, quando questionada sobre o ocorrido.

Portanto, quem for a Caruaru poderá também ajudar na campanha do Transforma Caruaru em parceria com o Transforma Brasil, que disponibilizou pontos de coleta no município - Shopping Difusora, Mansão Forró e Igreja A Ponte - para recolher donativos às vítimas. Além disso, a prefeitura também vai direcionar parte das doações do “São João Solidário” às famílias.

Confira a programação do primeiro final de semana do São João de Caruaru:

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

Sábado (4)
Orquestra de Pífanos de Caruaru e o Maestro Mozart Vieira
Elba Ramalho
Solange
Claudia Leitte

Domingo (5)
Erick Land
Alcymar Monteiro
Alceu Valença

Alto do Moura

Domingo (5)


Trio Remelexo
Joana Angélica 
Santanna, o Cantador 
Jailson Rosset

Informações no perfil da festa no Instagram