Juniara Albuquerque apresenta sua primeira exposição no Museu Murillo La Greca
"Seca - Experimentando a vida após a morte" conta com peças produzidas
A primeira exposição individual do artista pernambucano Juniara Albuquerque está prevista para abrir ao público nesta quinta-feira (9), às 19h. “Seca - Experimentando a vida após a morte” fica em cartaz no Museu Murillo La Greca, em Parnamirim, ao longo de todo o mês de junho.
O processo de criação dos trabalhos que compõem a mostra está ligado a uma viagem feita pelo artista ao Sertão de Pernambuco. Passando pela BR-116, ele sentiu o impacto visual de avistar uma sequência de carcaças de animais às margens da via.
Juniara passou a se debruçar sobre a composição fóssil em suas mais variadas facetas, analisando curvas e cortes. Ao observar cada item, percebeu que era possível dar uma vida nova aos ossos.
Após a fase higienização, as carcaças foram transformadas em esculturas. O artista conta que elaborou as peças agregando as partes, cada uma com sua composição de formato divergente da outra. A mostra tem sonorização da DJ Idlibra, que acaba de voltar de turnê internacional.
Vindo da periferia de Jaboatão dos Guarapes, Juniara encontrou a base de suas referências técnicas na vivência com o pai, que é pintor automotivo há mais de 25 anos. Já a parte conceitual da exposição é fruto de uma pesquisa filosófica e poética, fundamentada por diversas áreas do conhecimento, como espiritualidade, política e conceitos químicos por meio da alquimia.
Serviço
Exposição "Seca - Experimentando a vida após a morte"
Abertura na quinta-feira (09), às 19h
Visitas até o final de junho, de terça à sexta, das 10h às 16h
No Museu Murillo la Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim)