Pernambucana Natara Ney exibe documentário no Teatro do Parque
"Espero que esta te encontre e que estejas bem" chega aos cinemas nesta quinta-feira (9)
“Espero que esta te encontre e que estejas bem”, documentário da pernambucana Natara Ney, chega às salas de cinema a partir desta quinta-feira (9). Antes disso, o filme ganha uma exibição de pré-estreia no Teatro do Parque, nesta quarta-feira (8), às 19h30. Os ingressos para a sessão especial custam R$ 5 e um kit de produtos de higiene, que será destinado às vítimas das chuvas em Pernambuco.
O filme resgata uma história de amor real, que chegou ao conhecimento da diretora por acaso. Durante uma visita a uma feira de antiguidades no Rio de Janeiro, ela se deparou com um maço de 180 cartas, escritas entre 1952 e 1953. A remetente, moradora de Campo Grande (MS), escrevia para o noivo, que estava na capital fluminense, falando sobre a saudade e o amor que sentia por ele.
“Acompanhei dois anos da vida de uma pessoa. Na última carta, ela dizia que o esperava para se casar. Fiquei desesperada, me perguntando se deu certo. Listei todos os endereços citados e minha primeira premissa era devolver essas correspondências à família, porque elas não podiam ficar numa gaveta qualquer”, afirmou Natara, em entrevista concedida à Folha de Pernambuco em 2020, quando o longa-metragem passou pelo Festival de Brasília.
Na investigação pelo paradeiro do casal, a cineasta se deparou com outros personagens, que foram convidados a lerem trechos das cartas. “Era como se os textos disparassem um dispositivo na memória de quem os lia. Então, resolvi contar também os caminhos de quem estava atravessando essa minha busca”, disse. A produção foi filmada em Campo Grande e no Rio de Janeiro, e toca ainda em questões relacionadas às duas cidades na época em que as mensagens foram enviadas.