Gastronomia

Veja dicas de harmonização com vinho tinto e pratos quentes

A depender da uva, é possível melhorar a experiência à mesa

Vinho - Léo Malafaia / Folha de Pernambuco/arquivo

Uma das bebidas mais consumidas nos dias de frios é o vinho. Especialmente o tinto. Em geral, a pedida cai bem com pratos quentes, como fondue, caldos, carnes e massas. E se você tem alguma dúvida de como fazer a melhor combinação de acordo com a uva, veja algumas dicas que podem te ajudar.


Cabernet Sauvignon
São vinhos de características fortes, com tanino acentuado. Combina com carnes vermelhas gordurosas, risotos e massas com molhos vermelhos.

Sangiovese 
Uma taça de Sangiovese pode ser harmonizada com massas, preferencialmente ao molho vermelho, carnes e com queijos maduros. Esse é um vinho que traz frescor caraterístico, aroma frutado de cereja e frutas vermelhas.

Tempranillo 
A uva cai bem com carnes vermelhas, como os ensopados, ou algum tipo de carne assada. Na boca é uma bebida de boa persistência e de seu sabor agradável.

Carménère
Resulta em uma bebida de sabor aveludado, podendo apresentar notas de baunilha e chocolate. Assim como acontece com Cabernet Sauvignon, pode combinar com carnes e molhos vermelhos. 

Malbec 
Possui taninos suaves, deixando sabor doce ao final, com notas leves e discretas de baunilha. Pode ser harmonizado com pratos com carne e queijo.