Cultura

Harvey Weinstein recebe duas acusações de atentado ao pudor no Reino Unido em 1996

O Serviço de Procuradoria da Coroa britânica afirmou ter autorizado a Polícia Metropolitana a iniciar um processo contra o ex-produtor de cinema

Weinstein já foi considerado um dos produtores independentes mais poderosos em Hollywood - Angela Weiss / AFP

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein, de 70 anos, vai receber duas acusações de atentado ao pudor contra uma mulher em Londres em agosto de 1996, informou o Serviço de Procuradoria da Coroa do Reino Unido (CPS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira. O órgão disse que autorizou a Polícia Metropolitana a iniciar um processo contra Weinstein, que está cumprindo uma sentença de 23 anos em Los Angeles, nos EUA, enquanto aguarda julgamento por outras 11 acusações.

"As acusações foram autorizadas contra Harvey Weinstein, 70 anos, após uma revisão das evidências reunidas pela Polícia Metropolitana em sua investigação", disse Rosemary Ainslie, chefe da Divisão de Crimes Especiais da procuradoria britânica, de acordo com o portal "The Independent". "O Crown Prosecution Service lembra a todos os envolvidos que os processos criminais contra o réu estão ativos e que ele tem direito a um julgamento justo".

Weinstein já foi considerado um dos produtores independentes mais poderosos em Hollywood. Quando o jornal "The New York Times" e a revista "New Yorker" revelaram acusações sexuais feitas por várias mulheres, incluindo atrizes famosas, as denúncias alavancaram o movimento "#MeToo" contra assédio e agressão sexual. Ele ainda foi expulso de sua empresa, "The Weinstein Company", e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

As acusações criminais feitas em Manhattan baseavam-se nas queixas de duas mulheres: Miriam Haley, uma assistente de produção que disse que ele a forçou a receber sexo oral em 2006, e Jessica Mann, ex-atriz que alegou ter sido estuprada pelo produtor num hotel em 2013.