Charles Leclerc é o mais rápido do dia nos treinos livres para o GP do Azerbaijão
Sergio Pérez (RBR) liderou o primeiro treino livre; Leclerc (Ferrari) liderou o segundo
No primeiro dia de treinos para o Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku, o monegasco da Ferrari foi o mais rápido do dia com 1min43s224 feito no treino livre 2. Líder do treino livre 1, o mexicano Sergio Pérez (RBR) fez o tempo de 1min43s472 e foi o segundo mais rápido do dia. Líder do campeonato e atual campeão, o holândes Max Verstappen (RBR) foi o terceiro do dia com 1min43s580.
Treino Livre 1: Ventos e Balanços
O início da oitava etapa da Fórmula 1 foi com muito vento. Max Verstappen foi um dos que reclamaram do forte vento, que mudava de direção rapidamente e atrapalhava os pilotos. Outra reclamação, essa das Ferrari do espanhol Carlos Sainz e Leclerc, foi do excesso de solavanco dos carros da 'Scuderia' nas longas retas da pista de rua de Baku, o problema já é algo antigo. Chamado de ‘porpoising’ (quando existe muita pressão aerodinâmica sobre o carro, fazendo ele quicar), ele ressurgiu com os novos carros de 2022 e todas as equipes tiveram este problema. A Ferrari tinham resolvido o problema para o GP de Barcelona mas ele parece ter voltado em Baku, fazendo com que os engenheiros pensem em uma nova solução.
Durante o TL1, Latifi (Williams) e Mick Schumacher (Haas) tiveram problemas com o carro e precisaram parar. O canadense da Williams teve um problema elétrico que fez com que seu carro desligasse sozinho, já o alemão teve um vazamento de fluidos que fez com que a pressão da água caísse e seu carro perdesse potência.
O estreito circuito de rua é um desafio a mais para os pilotos, que têm que ficar atentos com os muros próximos. O canadense Lance Stroll (Aston Martin) tocou levemente na curva 15, mas não teve danos. Lewis Hamilton (Mercedes), que recentemente ganhou o título honorário de cidadão brasileiro, escapou na curva 4 para evitar o muro, enquanto Verstappen rodou na curva 15.
Treino Livre 2: Os mais rápidos
O TL2 começou com Charles Leclerc rapidamente fazendo a volta mais rápida e ficando em primeiro, as RBR, principalmente a de Perez, puxaram o ritmo do segundo treino, mas o monegasco conseguiu terminar em primeiro. O mexicano, por sinal, acabou saindo da pista no setor 3, e atrapalhou uma volta do seu companheiro de equipe por causa da amarela que causou.
Devido aos problemas no TL1, Schumacher e Latifi focaram em consertar os carros e fazer testes de duração e ficaram nas duas últimas posições. Companheiro de equipe de Latifi, o tailandês Alexander Albon teve um momento de desatenção enquanto mudava uma configuração no volante e acabou tocando o muro. O carro sofreu danos leves na roda dianteira direita e precisou ir para os boxes.
O treino de classificação para o GP do Azerbaijão será neste sábado (11) às 11h (horário de Brasília) e a corrida é no domingo (12) às 08h (horário de Brasília). Tanto o treino quanto a corrida serão transmitidas pelo Bandsports.