Saúde

Joelma celebra melhora do inchaço com dança durante alta no hospital; veja vídeo

Problema foi resultado da combinação de quatro infecções por Covid-19 e os corticoides usados para combater a doença

Joelma já esteve com Covid-19 quatro vezes - Reprodução / Instagram

A cantora Joelma teve alta neste sábado do Hospital São Luiz, em São Paulo, onde estava internada desde a última segunda-feira. Após quatro infecções por Covid-19 (a última ocorrida em abril), Joelma ficou com sequelas da doença que a fizeram cancelar os shows nos próximos dias. Uma delas, em especial, impressionou os fãs: o rosto extremamente inchado.

O efeito é raro e até então desconhecido por muitos médicos. Alguns chegaram até duvidar que a reação pudesse mesmo ser da doença. A cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, responsável pelo tratamento da cantora, no entanto, confirma se tratar de um sinal da infecção.

"Trata-se de um efeito da combinação da Covid-19 com o uso de corticoides".

Joelma usou corticoides durante as infecções, um tratamento comum da doença. O medicamento tem efeito anti-inflamatório e causa inchaços. A Covid-19, por sua vez, afeta os vasos sanguíneos, deflagrando inchaços. Na maioria das pessoas essa reação ocorre em outras partes do corpo, menos expostas. No caso de Joelma, o problema ficou mais concentrado no rosto.

Não há tratamento específico para o dano, apenas esperar o corpo absorver o corticoide.

"O inchaço já está 40% melhor e no máximo em três semanas terá desaparecido", diz Hajjar.

Internação

Joelma estava internada no Hospital São Luiz, em São Paulo desde a última segunda-feira para tratar de uma esofagite e uma gastrite. Os problemas não estão associados à Covid-19. Por orientação médica, Joelma ficará depois disso em repouso em casa por sete dias.

Veja o vídeo do momento em que a cantora sai do hospital:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Joelma (@joelmaareal)