Igreja

Sem tradicional tapete, Arquidiocese celebra Corpus Christi com missa e procissão no Recife

Chuvas alteraram a programação inicialmente prevista para a data

Igreja Madre de Deus recebe a missa - Divulgação/Visit Recife

Para comemorar a solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) celebra missa e procissão no Bairro do Recife. A programação inicialmente prevista foi alterada por causa das recentes chuvas. Uma das atividades suprimidas foi o tradicional tapete, geralmente confeccionado com pó de serra. 

A Igreja Madre de Deus recebe a missa a partir das 10h. Na área externa, serão montados telões e cadeiras para acolher os participantes. A celeberação será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Em seguida, terá início a procissão com o Santíssimo Sacramento, com saída prevista para 11h30. Os fiéis seguem em direção à avenida Marquês de Olinda, ponte Maurício de Nassau, rua 1º de Março, Praça do Diario e avenida Dantas Barreto, até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacaramento, onde será concedida a benção final. 

Com o Corpus Christi (Corpo de Cristo, na tradução livre do latim), a Igreja Católica professa a fé na Eucaristia - a consagração de pão e vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo - e lembra a sua instituição, na Quinta-Feira Santa. Este inclusive é o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. 

Mudanças
Inicialmente, a programação previa um procissão fluvial com o Santíssimo Sacramento pelos rios Beberibe e Capibaribe passando pelas principais pontes da área central do Recife, bem como missas simultâneas em igrejas no entorno dos rios e o tradicional tapete de Corpus Christi, que seria montado na avenida Rio Branco.