NBA

Warriors podem se isolar no top-3 dos campeões, superando os Bulls de Michael Jordan

Time californiano tem 3 a 2 na série melhor de sete jogos contra o Boston Celtics, que tenta em casa levar a decisão para o último duelo

Steph Curry foi o destaque do jogo 2 das finais da NBA - Noah Graham / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP

O Golden State Warriors tem a chance de se isolar hoje como a terceira franquia com mais títulos da NBA, deixando para trás o lendário Chicago Bulls, de Michael Jordan, dono de seis conquistas nos anos 1990.

Para chegar ao heptacampeonato, a equipe liderada por Stephen Curry precisa confirmar mais um triunfo justamente contra o time que mais vezes ergueu a taça da liga profissional norte-americana: o Boston Celtics, dono de 17 títulos — o mesmo número do Los Angeles Lakers.

Os times se encaram nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília, Band e ESPN transmitem), no TD Garden, em Boston. Caso os anfitriões vençam, o sétimo e decisivo duelo será domingo, às 21h, em São Francisco.

Campeões em 1947, 1956 e 1975, os Warriors vão em busca do tetra desde 2015, que marca a ascensão do atual grupo dirigido por Steve Kerr. A estrela principal é Stephen Curry, que brilhou nos primeiros quatro jogos contra os Celtics, mas deixou a quadra com apenas 16 pontos, segunda-feira. Coube a Andrew Wiggins assumir a responsabilidade diante da forte defesa rival para levar os Warriors à vantagem. O canadense fez 26 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo por 104 a 94. Foi a primeira vez que os Celtics perderam dois jogos seguidos nos playoffs.

Os Warriors tentam evitar o clima de “já ganhou” — e a história recente mostra que isso é o melhor a ser feito. Em 2016, o time californiano tinha vantagem de 3 a 1 nas finais, mas cederam a virada ao Cleveland Cavaliers, de LeBron James.

— Passamos por isso antes, sim. Naquele momento éramos impacientes demais. Então, embora estejamos em uma boa posição, ainda não conseguimos nada. A missão continua sendo a mesma: ganhar quatro jogos — ressaltou Klay Thompson, que esteve nos três últimos títulos.

Steve Kerr, que esteve em três dos seis títulos do Chicago Bulls como jogador, também prega cautela:

— Temos duas oportunidades de sermos campeões, mas sabemos que vai ser muito difícil. Ninguém está comemorando no vestiário.

Time de recuperação

O Boston Celtics se apega ao espírito de recuperação que foi importante ao longo desta temporada. A equipe de Ime Udoka saiu da 11ª colocação, em janeiro, para segundo da Conferência Leste ao fim da temporada regular.

Nos playoffs, os Celtics deixaram para trás favoritos como o estrelado Brooklyn Nets e o Milwaukee Bucks, o atual campeão — nesta última série, saiu de uma desvantagem de 3 a 2. Diante do Miami Heat, na decisão do Leste, outra virada, quando perdia por 2 a 1.

— Fomos forçados a jogar toda a temporada contra a parede. Nós nos acostumamos e isso já faz parte da nossa natureza. É outro jogo difícil, mas estamos na nossa casa — disse o armador Marcus Smart.