direito do consumidor

Procon Pernambuco fiscaliza 18 agências bancárias por desrespeito ao tempo máximo de atendimento

Os fiscais do órgão do consumidor identificaram que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559/19

De acordo com o Procon, as agências autuadas passam por processo administrativo - Procon-PE

Dezoito agências bancárias do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, na Região Metropolitana, e Goiana, na Zona da Mata Norte, foram fiscalizadas pelo Procon Pernambuco, neste mês de junho. Por desrespeitarem o tempo máximo de espera para atendimento dos clientes que é de 15 minutos, a maioria foi autuada.

Entre os autuados, estão o banco Itaú, do bairro de Afogados e de Prazeres; Caixa Econômica Federal do bairro da Boa Vista e de Prazeres; Bradesco de Prazeres e de Goiana; e banco Santander de Goiana.

Os fiscais do órgão do consumidor identificaram que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559/19, que prevê o prazo máximo de 15 minutos em dias considerados normais e de meia hora para dias de pagamento de servidores; tributos e que antecedem ou sucedem feriados. 
 


"A fiscalização do Procon em bancos é para levar ao consumidor a garantia do limite no tempo de espera e conforto em um serviço tão necessário no dia a dia do cidadão", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

De acordo com o Procon, as agências autuadas passam por processo administrativo tendo garantida a ampla defesa e ficam sujeitas à penalidade de multa.