Artes Plásticas

Exposição 'A beleza da Lagoa é Sempre Alguém' em cartaz nesta sexta (18)

Mostra exibe onze artistas pernambucanos, de 18 de junho a 21 de agosto, na Galeria Janete Costa

Sem título - Grafite, lápis de cor e ouro sobre papel - Rayellen Alves

Onze artistas pernambucanos selecionados por convocatória pública integram a exposição “A beleza da lagoa é sempre alguém”, aberta nesta sexta-feira (18), na Galeria Janete Costa. A exposição - que fica em cartaz até 21 de agosto - é uma realização da Revista-Espaço Propágulo e conta com financiamento do Funcultura. A convocatória foi realizada em janeiro, por meio das redes sociais.

O título da mostra faz referência a uma passagem do livro “A Desumanização”, do escritor português Valter Hugo Mãe, sobre a história de uma menina que perdeu a irmã gêmea. A publicação reflete sobre a solidão, a solitude, a ausência e a presença do outro. Fala ainda da humanidade frágil e a dependência do outro. Porém, a exposição não pretende ser uma tradução da obra ou uma transposição de seu enredo para um contexto espacial, a temática é apenas um pontapé para o desenvolvimento da linha curatorial em construção.

Anti Ribeiro, Bisoro, Clara Simas, Luana Andrade, Marcela Dias, Marina Soares, Matheusa Santos, Nara Gual, Rayellen Alves, Tacio Russo, Tatiana Móes foram os artistas selecionados, de mais de cem inscritos, em processo curatorial realizado pelo curador Guilherme Moraes, por Mariana Melo e demais integrantes da Propágulo. A exposição também contará com dois artistas convidados: Luana Andrade e Rayellen Alves.

O principal critério para a seleção foi a relação das propostas com a temática da exposição. Os artistas escolhidos estarão na exposição, como também na edição Nº 8 da revista Propágulo, que será lançada na abertura da exposição.

Saiba mais sobre cada um dos artistas:

Sobre a Propágulo
A Propágulo é uma revista-espaço voltada para as diferentes formas de se mediar arte. Em suas atuações, reúne a produção de periódicos impressos, livros, eventos, exposições, residências e ações educativas, tendo como foco a produção artística contemporânea do estado de Pernambuco, criando conexões e diálogos entre os diferentes atores do setor cultural. Nas artes visuais, a Proágulo já mapeou mais de 100 artistas emergentes e envolvido efetivamente mais de 150 realizadores em nossas atuações.