ENTREVISTA

Marcos Barreto, do HR, alerta para os cuidados com fogos e fogueiras no São João; ouça

O médico lembra que a venda de fogos de artifício para crianças e adolescentes é proibida pelo ECA

Chefe do Centro de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Durante as festividades juninas, os tradicionais fogos de artifício e as fogueiras entram em cena. Com isso, é preciso adotar alguns cuidados para não interromper as comemorações por causa de acidentes que podem provocar queimaduras. Segundo o chefe do Centro de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto, nos últimos dois anos houve uma redução com fogos e fogueira devido às restrições dos festejos.

Ainda de acordo com o médico, até agora duas crianças foram vítimas de queimaduras com fogos de artifício. Em um dos casos, uma criança ficou gravemente ferida e teve uma das mãos comprometida. Marcos Barreto também lembra que a venda de fogos de artifício para crianças e adolescentes é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Receitas caseiras para queimaduras devem ser deixadas de lado. Segundo o especialista, passar creme dental, clara de ovo ou manteiga podem ser prejudiciais no tratamento.

"Só vai atrapalhar o trabalho dos médicos e enfermeiros. Se a lesão é pequena, a ação imediata é colocar em água corrente durante um tempo, envolver em um pano úmido limpo e seguir para o hospital", diz.

O âncora da Rádio Folha FM 96.7, Jota Batista ,conversa no Espaço Aberto com o Chefe do Centro de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto.

Acesse o player abaixo e confira a entrevista na íntegra!