Musk vai fazer demissões na Tesla e anuncia corte de 10% da equipe
Por hora, afirmou o bilionário, a redução geral na força de trabalho da fabricante de carros elétricos seria de 3% a 3,5%
Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo, confirmou que a força de trabalho assalariada da Tesla seria cortada em cerca de 10% nos próximos três meses, mas disse que a redução geral na força de trabalho da fabricante de carros elétricos seria de apenas 3,5%, já que o número de funcionários por hora ainda deve crescer .
"Crescemos muito rápido no lado assalariado", disse Musk em entrevista ao editor-chefe da Bloomberg News, John Micklethwait, no Fórum Econômico do Catar, nesta terça-feira. "Daqui a um ano, acho que nosso quadro de funcionários será maior em assalariados e horistas, mas por enquanto a redução será de 3% a 3,5%".
Os comentários trouxeram mais clareza à situação com a equipe da Tesla, depois que Musk fez várias declarações internas e públicas sobre reduções no mês passado.
A Tesla, agora com sede em Austin, Texas, cresceu para cerca de 100 mil funcionários em todo o mundo, contratando às pressas à medida que construía novas fábricas em Austin e Berlim, na Alemanha.
Funcionários pegos de surpresa
Os cortes, que afetaram representantes de recursos humanos e engenheiros de software, pegaram muitos de surpresa, com vários funcionários sendo informados de que estavam sendo demitidos imediatamente.
Dois trabalhadores da fábrica de baterias da Tesla perto de Reno, no estado americano de Nevada, alegam que a empresa não cumpriu o requisito de notificação de 60 dias sob a Lei de Notificação de Ajuste e Reciclagem do Trabalhador, de acordo com uma ação que eles abriram no domingo passado no Tribunal Federal em Austin.
"Não vamos ler muito em um processo preventivo que não tem legitimidade", disse Musk na entrevista de terça-feira por meio de um link de vídeo.
Após Musk falar no Fórum Econômico, as ações da Tesla e do Twitter registraram alta.
Críticas ao home-office
Musk, de 50 anos, entrou no debate sobre home-office no início deste mês, estabelecendo um ultimato para a equipe da Tesla retornar ao escritório ou deixarem a empresa.
"Todos na Tesla são obrigados a passar um mínimo de 40 horas no escritório por semana. Além disso, o escritório deve ser onde seus colegas reais estão localizados, não algum pseudo escritório remoto. Se você não aparecer, vamos supor que você renunciou", ”, escreveu Musk em um e-mail intitulado “Para ser super claro”.
“Quanto mais sênior você for, mais visível deve ser sua presença”, escreveu Musk. “É por isso que eu morava tanto na fábrica – para que aqueles na linha pudessem me ver trabalhando ao lado deles. Se eu não tivesse feito isso, a Tesla já teria falido há muito tempo”, acrescentou.
O mandato também assustou os trabalhadores do Twitter, que tiveram uma política de trabalhar de qualquer lugar durante a pandemia de Covid. Antes de fechar seu acordo para comprar a plataforma de mídia social, Musk apresentou a ideia de transformar sua sede em São Francisco em um abrigo para sem-teto porque “ninguém aparece de qualquer maneira”.
Em contraste, ele elogiou os trabalhadores de sua fábrica em Xangai. Muitos moravam e trabalhavam no local para manter a produção em andamento durante a maior parte do lockdown de dois meses da Covid na cidade chinesa no início deste ano.
“Estou muito impressionado com as empresas de automóveis na China, em geral com as empresas na China”, disse Musk nesta terça-feira. “Acho que eles são extremamente competitivos, trabalhadores e inteligentes.”
Quanto à concorrência das principais montadoras do mundo, Musk disse que a Tesla realmente não pensa em possíveis rivais. As principais questões que a empresa enfrenta são as cadeias de suprimentos e sua própria capacidade de produção.
“A demanda por nossos carros é extremamente alta e a lista de espera é longa. Realmente não pensamos em concorrência – apenas pensamos em como abordamos os fatores limitantes na cadeia de suprimentos e em nossa própria capacidade industrial”, afirmou, acrescentando:
“Basicamente, precisamos construir as fábricas mais rapidamente”, disse ele. “E então precisamos olhar para frente para quaisquer pontos de estrangulamento em toda a cadeia de suprimentos de baterias de íons de lítio, desde a mineração e refino até a produção de cátodos e ânodo e formação de células".