Comércio do Recife ficará aberto no São João
Com expectativa de crescimento nas vendas, lojas do Centro e de bairros terão ponto facultativo no dia 24. Shoppings Centers anunciaram seus próprios horários
O mês de junho traz o Dia dos Namorados e São João, datas importantes para o comércio do estado de Pernambuco, o último uma festa típica que move não somente o coração dos pernambucanos, mas o comércio local. Com o grande desastre das chuvas, as festas públicas foram postas de lado, redirecionando os recursos para as vítimas das chuvas, mas o comércio continua a todo vapor e se manterá aberto nos dias 23 e 24 para aqueles que precisem comprar algo de última hora. A expectativa é que, mesmo com todos os imprevistos causados pelas chuvas no último mês, as vendas aumentem em relação ao ano anterior.
“A gente tá imaginando ai que haja um crescimento todo de 10%. Estamos preocupados porque o consumidor está muito restrito, porque ele tem muito custo, ele tem absorvido muito custo de água, luz, gás, além dos juros que estão muito altos, então há uma perda de renda grande do consumidor.”, disse Fred Leal, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife).
Pensando em alavancar as vendas gerais, hoje (22), a CDL Recife lança a Campanha Liquida Grande Recife 2022. Será às 7h30, no Pátio do Livramento, Centro do Recife. A ação chega à 12ª edição e é considerada a maior campanha de varejo do Estado, envolvendo mais de seis mil estabelecimentos de rua e de shopping centers da Região Metropolitana do Recife.
“O comércio está animado e, tradicionalmente, o Centro do Recife é quem fornece itens juninos variados para agremiações de quadrilhas, estabelecimentos, escolas, residências e espaços para eventos fazerem suas decorações, criarem ambientes e trazerem de novo esse momento cultural tão inerente à nossa gente”, continua Fred. Os produtos mais procurados são as bandeirinhas, chapéu de palha, artigos de decoração, tecidos e retalhos de chita.
No domingo (19), por exemplo, algumas lojas de confecções e de calçados do Centro e de bairros abriram para atender clientes e aproveitar a movimentação do período; Um trio de sanfona, zabumba e triângulo também marcou o fim de semana e saíram por ruas do centro para criar clima junino entre os consumidores e incentivar as vendas.
“Então de uma maneira geral, o comércio mantém seu otimismo moderado, vamos ter um bom junho. O sol está aparecendo, a gente espera que ele continue aí, e as chuvas, que é um mês normal, voltem moderadamente. De uma maneira geral a gente espera aí um bom início de semestre para que a gente consiga recuperar um pouco esse primeiro semestre que foi muito difícil para o comércio como um todo.”
Em relação ao feriado, lojas do Centro e de bairros ficarão abertas das 8h às 18h (quinta, 23) e terão ponto facultativo no dia 24. Shoppings Centers anunciaram seus próprios horários, como seguem abaixo: