CONEXÃO CAFÉ

Café e Saúde: mitos e verdades

No Programa Conexão Café desta semana, a cardiologista Tieta Albanez esclarece que, definitivamente, o café passa a ser um aliado do coração

Conexão Café vai ao ar na Rádio Folha FM 96,7 toda quinta-feira, a partir das 13h - Pixabay

Café é um dos personagens mais polêmicos quando o assunto é Saúde! A cada nova pesquisa ele pode ser herói ou vilão. Pensando nisto, o programa Conexão Café convidou a cardiologista Tieta Albanez, para falar sobre o tema Com Jota Batista e o Barista Alan Cavalcanti, o programa Conexão Café vai ao ar na Rádio Folha FM 96,7 toda quinta-feira, a partir das 13h. O programa pode ser acompanhado também pelo YouTube da Folha de Pernambuco e facebook da radifolhape.

A Dra Tieta Albanez lembrou que de acordo com pesquisa divulgada no Reino Unido, o café pode ser cardioprotetor.

As pessoas que participaram da pesquisa estavam em média no final da quinta década de vida. Os que informaram a tomada diária regular de duas a três xícaras de café tiveram risco significativamente menor de doença cardiovascular, doença coronariana, insuficiência cardíaca, arritmia e morte por qualquer causa.

Os pesquisadores descobriram recentemente que os participantes que tomam qualquer quantidade de café, por dia, tiveram risco 11% menor de lesão renal aguda do que quem não toma café. O estudo foi feito com mais de 14.000 adultos do estudo Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC). Entre os participantes, 17% tomavam mais de três xícaras por dia, 23% tomavam duas a três xícaras por dia, 19% tomavam uma xícara por dia, 14% tomavam menos de uma xícara por dia e 27% nunca tomava café.

Durante a entrevista, a médica lembrou ainda que a cafeína está em muitos outros produtos, como chás, achocolatados e energizantes. Estes últimos ela alerta para o perigo do uso por cardiopatas. Mas deve ser usado com moderação por quem tenha problemas gastros. E defende: o cafezinho natural é o mais saudável!

Você também pode acompanhar a entrevista na íntegra, a qualquer momento, pelos podcasts da Folha de Pernambuco no Deezer, Soundcloud ou Spotify.

Acesse o player abaixo e confira a entrevista na íntegra!