Estabelecimentos de comida apostam em cenários instagramáveis
Cenários feitos sob medida é usado para o consumidor apanhar suas curtidas e viralizar nas redes
Há alguns anos, restaurantes eram o espaço de sociabilidade mais importante enquanto vitrine - eram escolhidos como lugar para virem e serem vistos. Enfim, sinônimo de status social, sobretudo porque os lugares desses encontros geralmente eram sofisticados e caros.
Não que hoje isso não ocorra, ao contrário. Ainda queremos ser vistos nesses lugares, mas de uma forma diferente. Eis que em 2017, na Coreia do Sul, um novo conceito estético surge e, de la para cá, só ganhou força a galope: a decoração instagramável.
Tendência e ferramenta
Além de comer bem, tirar uma boa foto e postar nas redes sociais, principalmente no Instagram, virou rotina entre os frequentadores de restaurantes. No Brasil, segundo report da We Are Social e da Hootsuite, o ‘Insta’ é a 3° rede mais usada no Brasil, com 122 milhões de usuários.
Desse modo, para além do sabor, o espaço em si também é levado em conta quando o assunto é escolher um local para se alimentar. Com isso, buscando atender esse tipo de necessidade, restaurantes, docerias e cafés começaram a investir em cenários feitos sob medida para o consumidor apanhar suas curtidas e viralizar nas redes. Ou seja, esse pacote comida e decor é uma aposta que deu certo, além de gerar engajamento e visibilidade, serve de marketing gratuito.
"É interessante, porque fazemos essa junção e notamos que é como se a pessoa precisasse postar que está ali. Quando o cliente compartilha o registro do momento para gente funciona como uma divulgação. Quando posta uma foto, marcando o espaço, outras pessoas vão ver e querer participar daquela foto e daquele cenário", diz Isabelle Almeida, proprietária do café O Melhor Cantinho da Cidade, na Várzea.
"Mesmo o foco sendo a comida, ter agregado o ambiente agradável, bonito e instagramável é um combo muito bom para quem tá usufruindo do serviço. Mas a questão do engajamento é muito importante. As marcas hoje trabalham em favor disso, de fato, tentando fazer com que as pessoas divulguem o negócio’’, conta Natália Valença, sócia do Café com Dengo, que fica no Rosarinho.
O espaço explora uma paleta de cores neutras, com quadros, plantas e elementos modernos. “Tivemos o cuidado de criar esse ambiente instagramável. Vivemos no meio de digitalização e precisamos também nos transformar e adequar", completa.
Opção visual
No Recife, há opções para todos os gostos, como aqueles que exploram cenários com mais informações visuais. Como é o caso das casas Annie Cake Shop e Baima’s Sweets, ambas são trabalhadas na cor rosa e muitas flores, quebradas com tons neutros e outros itens.
Enquanto a primeira possui uma banheira de bolinhas e árvores com folhas dessecadas, a segunda apresenta painel de ursinhos de pelúcia. Além deles, um exemplo dos mais cleans é a cafeteria A Vida é Bela, que possui uma parede de bolinhas e outra de tijolos. Outros na pegada mais moderna e compacta também fazem sucesso.
"Com o período da pandemia, a gente notou que muitas pessoas curtiam plantas. Então pensamos em um ambiente para tomar café que fosse acolhedor com plantas e bem instagramável também e investimos’’, diz a barista e empreendedora Isabelle Almeida, sobre O Melhor Cantinho da Cidade.
"A proposta do Café com Dengo é um ambiente simples, acolhedor, para que as pessoas se sintam em casa mesmo... Fazemos isso para que haja identificação e que as pessoas se sintam atraídas para estar aqui", finaliza Natália, do Dengo. Recursos como frases em neon colorido, ilustrações de artistas visuais famosos e jogo americano também entram no time da beleza que vai direto para as redes.
Lugares para garantir um bom "biscoito" nas redes
Annie Cake Shop (anniecakeshop)
Café com Dengo (@cafecomdengo)
O Melhor Cantinho da Cidade (@omelhorcantinhodacidade)
A Vida é Bela (@avidaebela.cafe)
Baima’s Sweets (@baimassweets)
Cajá (vempracaja)
Greenmix RioMar (@greenmix)
Jojoo Sushi (@jojoosushi)
Enotteque (@enotteque)
Arvo (arvorestaurante)
Tio Pepe (@restaurantetiopepe)