Fumaça e mudanças climáticas no período junino pode agravar doenças respiratórias; ouça
Problemas respiratórios como asma e até a Covid-19 podem ser agravadas com as fumaças do período junino
Além do inverno colaborar para doenças respiratórias, a tradição dos festejos juninos de acender fogueiras e soltar fogos de artifícios pode trazer prejuízos à saúde. A fumaça pode ser muito prejudicial para quem tem problema respiratório ou para quem está com Covid-19. Para falar sobre o assunto, Jota Batista conversou no quadro Canal Saúde da Rádio Folha 96,7 FM desta segunda-feira (27), com a pneumologista Paula Athayde, preceptora da residência de pneumologia do Hospital Otávio de Freitas.
Uma série de fatores implicam para essas doenças respiratórias, dentre elas, chuva, mofo, umidade, tudo isso gera complicações, e a pneumologista deu algumas dicas para as pessoas se cuidarem:
A questão da chuva varia muito de pessoa para pessoa. Os problemas maiores são os de diferença de temperatura. Evitar que o mofo se faça em casa, as paredes úmidas com crescimento de mofo é um veneno para quem já tem problema respiratório. Limpar com água sanitária diluída em água, nas paredes para que esses fungos não se espalhem, minimizando assim os problemas”, explica Paula Athayde.
O quadro Canal Saúde vai ao ar de segunda à sexta às 12h30 na dial 96,7 FM, pelo canal do YouTube da Folha de Pernambuco ou através do Facebook da Rádio Folha 96,7 FM. Você também pode acompanhar a entrevista na íntegra, a qualquer momento, pelos podcasts da Folha de Pernambuco no Deezer, Soundcloud ou Spotify.
Ouça agora acessando os players abaixo: