DE NOVO

Pane na rede aérea deixa Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife fora de operação

Problema ocorreu no fim da noite de terça-feira (28)

Estação Antônio Falcão do Metrô do Recife - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A queda de parte da rede aérea de alimentação de energia dos trens deixou as Linhas Centro e Sul do Metrô do Recife sem funcionar desde 22h30 da terça-feira (28).

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ambos os ramais não abriram no horário comercial normal, nesta quarta-feira (29) - a Linha Sul voltou a funcionar às 7h40, e a Linha Centro só voltou às 18h15

Em nota, a CBTU afirmou que após mais de 20 horas de trabalhos ininterruptos das equipes de Manutenção e Operação, a Linha Centro, que atende mais de 180 mil pessoas diariamente, foi aberta novamente para a população. 

"Pedimos desculpas pelos transtornos causados e reiteramos nosso compromisso em transportar nossos usuários com segurança e rapidez", destacou a CBTU.

De acordo com a CBTU, a pane ocorreu nas proximidades da estação Ipiranga da Linha Centro. A operação terminou a terça-feira em linha singela, quando apenas uma via é usada pelos trens nos dois sentidos, entre as Estações Recife e Werneck. 

A manutenção da CBTU atuou no local durante toda a madrugada e o serviço se estendeu até a manhã. Por este motivo, as 29 estações das Linhas Centro e Sul não abriram no horário comercial normal.

A Linha Centro fechou por causa do problema elétrico, e a Linha Sul devido à impossibilidade de injeção de trens que é feita também utilizando a Linha Centro.

O Grande Recife Consórcio foi informado do problema pela CBTU por volta das 5h desta quarta-feira. "Imediatamente foi colocado em ação um plano emergencial de operação de linhas especiais", afirmou o consórcio.

As linhas especiais acionadas foram: Cajueiro Seco/Aeroporto, Camaragibe/TIP, Camaragibe/Centro, Jaboatão/Barro e Joana Bezerra/Afogados/Barro.