Após incidente com tubarão, faixa de areia da praia do Sueste, em Noronha, será liberada nesta sexta
Apesar da liberação do uso da faixa de areia, o banho de mar segue suspenso, exceto para mergulho livre
A faixa de areia da praia do Sueste, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, será liberada para visitantes nesta sexta-feira (1º). O local está fechado desde o fim de janeiro, quando uma menina de 8 anos foi mordida por um tubarão e teve uma das pernas amputada. Apesar da liberação do uso da faixa de areia, o banho de mar segue suspenso, exceto para mergulho livre.
Visitantes que forem a Sueste deverão, antes de irem à faixa de areia, assistir a um vídeo com orientações para conhecer as particularidades e decidir as atividades.
Os visitantes que forem mergulhar devem seguir as seguintes regras:
- visualização de vídeo institucional orientativo;
- acesso limitado ao lado direito da baía;
- grupo com, no mínimo, quatro pessoas;
- uso obrigatório de máscara, snorkel, nadadeiras e colete salva-vidas;
- uso de boia extra a ser rebocada após o grupo.
A praia do Sueste foi fechada em 28 de janeiro e teve a sua reabertura parcial dois meses depois, no dia 28 de março.
Desde então, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal que administra o parque, vem realizando estudos e monitoramento da área, que incluem: testes de medidas mitigadoras de incidentes com tubarões, análise diária das condições de mergulho e implementação de medidas de segurança voltadas para o mergulho livre.
Nos dias em que a água está turva, o acesso à praia não é permitido. Para mais informações, os funcionários do parque no local devem ser consultados.