Novo Outback em Pernambuco será no Shopping Tacaruna
Terceiro restaurante do grupo no Estado teve R$ 4 milhões de investimento
A rede de restaurantes Outback Steakhouse está completando 25 anos de presença no Brasil, com desembarque da primeira unidade na cidade do Rio de Janeiro. A marca é conhecida por alguns pontos de contato onipresentes: a icônica cebola gigante empanada e frita, a costela de porco ribs on the barbie, o atendimento no estilo "olho no olho" (em que os atendentes se abaixam à altura do cliente para anotar pedidos e tirar dúvidas) e, como esquecer, das constantes filas de espera - que geralmente se formam em restaurantes "novidade" ou em casas ícone, independente do tempo de existência. É o caso do Outback.
Quanto a isso, aliás, o grupo elabora vem elaborando escapes para otimizar a "experiência em fila", como o pager e, mais recentemente, o agendamento online - via Instagram ou site, em que o cliente marca a hora da reserva.
O Brasil e Pernambuco
Fundada por quatro amigos nos Estados Unidos há 35 anos, provavelmente eles não imaginaram que o Brasil, país ainda muito distante como mercado àquela época, visse a se tornar um dos mais estratégicos para o grupo em todo o mundo.
Enquanto que internamente, o estado de Pernambuco figura entre as 10 praças mais relevantes, considerando fluxo de clientes e vendas, tanto que vai ganhar uma terceira unidade entre os meses de agosto e setembro próximos, com capacidade para 174 pessoas. A informação foi confirmada pelo presidente do grupo Blooming´Brands, detentor das marcas Outback, Aussie Grill e Abbraccio, Pierre Berenstein, durante coletiva de imprensa com jornalistas de todo o País, em São Paulo.
O restaurante ocupará uma área de 483m² com o seguinte layout: 7 mesas de 2 lugares; 18 mesas de 4 lugares; 11 mesas de 6 lugares; 4 mesas altas de 4 lugares e 24 lugares no tradicional balcão de onde saem os chopes na caneca congelada. O plano de expansão da rede é até dezembro completar 16 inaugurações em praças consideradas promissoras.
O Estado é mercado promissor
A nova unidade recebeu um investimento de R$ 4 milhões e vai gerar 60 postos de trabalho, além de ser estruturada com mais tecnologia nos processos de cozinha e uma estética um pouco diferente da que vemos nas suas irmãs mais velhas. A diretoria não dá detalhes, mas adianta que a nova cara do Outback é mais cool e divertida.
Em tempo. O restaurante do RioMar Shopping é campeão em fluxo de clientes na região Nordeste. Os pernambucanos têm seus xodós quando vão ao Outback - obviamente, as clássicas ribs on the barbie e o big five boomerang. E, para surpresa da diretoria do grupo, a fondue também foi adotada como queridinha pelos recifenses. Por que um prato 'de inverno' faz tanto sucesso em terras tão quentes como a nossa? Ninguém explica.
O "segredo" da cebola gigante
Quando se fala em Outback é praticamente impossível não lembrar da cebola gigante - a Bloomin' Onion, empanada e frita, que chega em formato de flor à mesa. Ocupa o pódio dos itens mais vendidos em todo o mundo, é quase um fetiche entre os consumidores.
Durante visita da reportagem da FolhaPE a um dos restaurantes da rede, em São Paulo, foi possível acompanhar todo o preparo do petisco (confira nosso Reels logo abaixo) e desmistificar esse símbolo da culinária do Outback. Uma das curiosidades é justamente o tamanho da cebola.
De acordo com Pierre, as cebolas agigantadas são cultivadas no Chile e na Espanha por produtores que recebem as sementes do próprio Outback, como um procedimento de manutenção de padrão - a cebola precisa ter um diâmetro mínimo e apenas um coração.
Chegando à cozinha do Outback, elas são descascadas manualmente e cortadas em uma máquina que dá o formato das pétalas - esse procedimento aparentemente simples foi incorporado por um 'cliente inventor', que criou o aparelho e ofereceu como solção para otimizar o corte, que era feito manualmente. Adivinhem qual o nome da maquininha? GLÓRIA!
Já petalada, ela fica em uma solução de água e gelo por horas até ir para o preparo - empanamento com uma mistura de farinha de mandioca fininha temperada com uma combinação de temperos não revelada pelo time de criação, embebida em uma mitura à base de leite e condimentos, para, então, seguir para a fritadeira automatizada que sinaliza o tempo certo de retirá-la.
Sobre o Outback
O Outback Steakhouse possui 128 restaurantes no Brasil e está presente em 49 cidades, 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Apesar da inspiração vir da Austrália (esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer), os fundadores são quatro amigos norte-americanos, da cidade de Tampa, na Flórida.
*A jornalista viajou a convite do grupo Bloomin Brands