Briga oposta, número igual: Náutico e Sport têm desempenho idêntico nos últimos 10 jogos da Série B
Tanto Timbu como Leão somaram 11 pontos nos 30 disputados recentemente, mas alvirrubro está em 15º, lutando contra o Z4, enquanto Rubro-negro é o sexto, de olho no G4
Separados por quatro pontos e nove posições na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, Sport e Náutico, curiosamente, nunca estiveram tão próximos. Ao menos quando o assunto é o recorte do desempenho das equipes nos últimos 10 jogos do torneio. Ambos têm aproveitamento idêntico: duas vitórias, cinco empates e três derrotas (36,67%). Dado que preocupa quem briga pelo G4, mas que traz um pouco de esperança para quem luta contra o rebaixamento.
A diferença envolvendo Náutico e Sport na classificação é reflexo do início diferente de cada equipe. O Timbu, nas seis primeiras rodadas, somou apenas sete pontos. Aproveitamento de 38,9%, ocupando a 11ª posição. O Leão era o terceiro, com 11 (61,%).
Até a 12ª rodada, os clubes estavam separados por sete pontos. Os rubro-negros, em quarto, com 19. Os alvirrubros, em 17º, com 12. A maior reviravolta veio nos quatro duelos mais recentes. O Náutico somou seis dos 12 pontos possíveis, empatando três jogos e ganhando um. Invencibilidade curta, mas suficiente para tirar o Timbu da zona de rebaixamento e jogar a equipe para a 15ª colocação, com 18 pontos.
O Sport não tem o que comemorar no mesmo recorte. Nada de vitórias, com três empates e uma derrota. No período, o Leão ainda demitiu o técnico Gilmar Dal Pozzo e contratou Lisca. O profissional tem apenas um jogo à frente do clube, no 0x0 perante o Vasco, no Maracanã. Os pernambucanos estão em sexto, com 22 pontos.
Ainda no panorama dos 10 jogos mais recentes, o Náutico tem mais do que o dobro de gols do Sport (11x5). Em compensação, os alvirrubros foram vazados 12 vezes, enquanto os rubro-negros levaram apenas seis. Ambos possuem saldo de -1 no contexto. No período, os clubes se enfrentaram, nos Aflitos, no Clássico dos Clássicos. O duelo terminou empatado em 1x1, com gol de Kayke para os visitantes e Richard Franco para os mandantes.
Próximos compromissos
Pela 17ª rodada da Série B, o Náutico volta a campo na sexta (8), contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul. O Sport joga sábado (9), na Ilha do Retiro, perante o Londrina. A depender dos demais jogos, o Timbu pode pular até para a oitava colocação. Já o Leão consegue, no máximo, terminar o fim de semana em quinto.