Padroeira do Recife

Coroação da imagem de Nossa Senhora marca a abertura da Festa do Carmo

Celebrações marcam o centenário da Basílica do Carmo

Coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Fé e emoção marcaram a abertura da 326ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, realizada nesta quarta-feira (6). Tomada por devotos, a Basílica do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade, e que este ano comemora o seu centenário, recebeu uma cerimônia festiva ao meio-dia: a Santa Missa de coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo.
 
Para celebrar os 100 anos de elevação à condição de basílica, que ocorreu em 1922 durante o pontificado do papa Bento XV, foi produzida uma nova coroa para a imagem de Nossa Senhora. Demais itens, como um novo escapulário e o cetro da santa, também foram renovados para a celebração. A imagem do menino Jesus, que está nos braços da Virgem Maria, localizados no altar mor da basílica, também recebeu novas coroa e veste.

NNova coroa da imagem - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

A missa do meio-dia foi celebrada por dom Francisco de Sales, bispo de Cajazeiras, na Paraíba. "À noite (19h), a imagem de Nossa Senhora do Carmo vai receber um novo manto na missa”, contou o reitor da Basílica do Carmo, frei Rosenildo Alexandre.

Centenas de fiéis acompanharam e se emocionaram com a abertura da festa.

“Sou muito devota de Nossa Senhora do Carmo há muitos anos e esse choro é de felicidade e emoção mesmo porque, para mim, Nossa Senhora do Carmo é minha mãe, minha madrinha, minha rainha. Eu agradeço por tudo que ela me deu e por tudo que ela me dá todo santo dia”, comentou a aposentada Soliane Gonçalves.

A dona de casa Lineide Soares, de 67 anos, veio de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para acompanhar a celebração em homenagem à santa. “Eu vejo tudo de bom em Nossa Senhora, me sinto muito feliz, sou devota dela há muitos anos. Eu chego a sentir a presença dela, é muito poderosa, ela é tudo para muita gente, para quem tem fé”, disse.

“Eu venho agradecer muitos livramentos que já tive. Já fiz cirurgia de cervical, na coluna, já fiz de ombro e estou aqui. Já tive paralisia e, na frente, eu tenho ela e Jesus”, acrescentou. 

 
Para o reitor da Basílica do Carmo, a festa do centenário torna-se ainda mais especial por ocorrer após dois anos de pandemia, marcando o retorno da missa campal e da procissão no dia 16 de julho, data oficialmente consagrada à santa.

“Passamos dois anos fechados e esse ano vamos ter a tradicional procissão com missa às 15 horas e em seguida um andor que está sendo também preparado belíssimo para Nossa Senhora do Carmo. Vamos voltar às festividades normais com a graça de Deus, coroando assim Nossa Senhora neste ano de centenário de brasílica”, comentou.

De acordo com a organização da festa, serão celebradas 113 missas até o dia 16 de julho, sendo a missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Durante o novenário, que segue até o próximo dia 14, bem como a véspera e o dia de Nossa Senhora do Carmo, a basílica contará com programação ao longo de todo o dia. 

“A partir das 6h30 da manhã a basílica está aberta e vai até as 21h. Teremos muitas celebrações durante o dia, adoração ao Santíssimo Sacramento, como também as atrações culturais que, em breve, estaremos divulgando quem virá”, concluiu  frei Rosenildo.

Veja a programação completa da Festa de Nossa Senhora do Carmo clicando aqui.