Endometriose: além de Anitta, veja outras famosas que também receberam diagnóstico
Doença atinge cerca de 10% da população feminina no Brasil, mas ainda é motivo para desinformação entre mulheres, como alertam médicos
Cerca de 176 milhões de mulheres em idade reprodutiva são diagnosticadas com endometriose, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, estima-se que 10% da população feminina sofra com o problema. Nesta sexta-feira (8), a cantora Anitta revelou que fará uma cirurgia para tratar a doença, que causa fortes dores após o ato sexual e durante o período menstrual.
Outras artistas já falaram abertamente sobre o distúrbio, ainda abordado como um tabu por envolver diretamente a fertilidade e a saúde reprodutiva. A seguir, confira famosas que já revelaram o diagnóstico, para que mais informação a respeito da doença circulasse nas redes.
Patrícia Poeta
A apresentadora Patrícia Poeta revelou ao vivo durante o "Encontro", nesta sexta-feira (8), que recebeu o mesmo diagnóstico de Anitta. "Vou contar uma coisa para vocês. Eu não conto, mas hoje vou compartilhar. Descobri recentemente que tenho endometriose. Não operei ainda. Por que eu estou falando isso? Acho que é um serviço importante. Às vezes as mulheres demoram 40 anos para descobrir, e foi o meu caso", contou a apresentadora.
Tatá Werneck
Tatá Werneck estava se preparando para fazer a cirurgia de endometriose, em 2019, quando descobriu que estava grávida.
"Ser mãe era um grande sonho. Mas foi uma surpresa total", ela contou, em entrevista ao Globo.
Larissa Manoela
Em 2022, a atriz Larissa Manoela, de 21 anos, revelou que sofre de endometriose. "Quando a cólica te incomoda excessivamente e te impede de ir à escola e trabalhar, é preciso investigar e fazer acompanhamento com um ginecologista", ela afirmou, numa ação educativa para jovens em São Paulo.
Wanessa Camargo
A cantora Wanessa Camargo realizou a cirurgia de endometriose, em 2008, antes de engravidar de seu segundo filho, João Francisco, de 8 anos. "Muitas mulheres não sabem disso, eu não sabia, até minha mãe me levar ao médico. Sentia muitas dores nas costas. Não podia menstruar, por causa da endometriose", contou ela, à época.
Adriana Esteves
A atriz Adriana Esteves tentou ter filhos por quatro anos, até descobrir que estava grávida do primogênito Felipe, hoje com 22 anos. "Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose. Fiquei desesperada com a ideia de não conseguir ter filhos", afirmou ela.
Malu Mader
A atriz Malu Mader recebeu o diagnóstico de endometriose quando notou, na juventudes, que passava por dificuldades para engravidar. "Ser mãe era um desejo ardente em mim desde muito nova. Quando comecei a perceber que estava demorando mais do que o considerado normal, fui atrás de saber o que estava acontecendo. Foi aí que eu descobri", recordou a artista, numa entrevista recente.
O que é endometriose
A endometriose é uma doença que acontece quando o endométrio – tecido que reveste o interior do útero – vai para outros órgãos da pelve. Quando não diagnosticada, a doença progride, intensificando a reação inflamatória e a dor, que acarreta também a deformação dos órgãos do aparelho reprodutor, diminuindo a capacidade de a mulher engravidar.
O ginecologista Claudio Crispi informa que na Europa e nos EUA há campanhas permanentes de esclarecimento e reciclagem para médicos, porque a endometriose é uma doença silenciosa e devastadora, que necessita de diagnóstico precoce. No Brasil, a doença é diagnosticada em média 10 anos depois de aparecer e acomete cerca de seis milhões de mulheres.