Futebol

Náutico joga mal, perde para o Grêmio e volta ao Z4

Derrota por 2x0 empurrou o time pernambucano para a 17ª posição da Série B, com 18 pontos

Lances de Grêmio x Náutico - Lucas Uebel / GRÊMIO

Não se esperava jogo fácil. Não foi. As probabilidades de uma façanha histórica eram pequenas. Bastou assistir ao duelo para perceber o motivo. O Náutico nunca havia vencido o Grêmio como visitante. O último triunfo foi há 10 anos, nos Aflitos, na Série A 2012. O jejum permanece. Em um cenário assim, o desfecho seguiu o caminho esperado. Diante de um adversário melhor tecnicamente, o Timbu foi derrotado por 2x0, no Rio Grande do Sul, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Tropeço que jogou os pernambucanos novamente na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 18 pontos. 

Poucos segundos se passavam entre a roubada de bola e o avanço ao ataque do Grêmio. A transição rápida dos gaúchos por diversas vezes pegou a zaga alvirrubra desprevenida. Quando a marcação tinha tempo de se fechar, formava uma barreira para impedir que as finalizações dos mandantes não chegassem ao gol. Muitas pararam no meio do caminho. Das que passaram, a de Villasanti só não entrou porque bateu na trave. 

De pé em pé, o Náutico chegou bem em dois momentos. Nenhum deles com um atacante. Uma finalização de Victor Ferraz e outra de Richard Franco, ambas para fora. Lances isolados de um tempo em que o Grêmio foi dominante, mas que não conseguiu transformar o volume ofensivo em gols. Isso até os 42 minutos.

O atacante Ferreira mostrou como se faz quando se tem o gol à frente. Ele recebeu pela esquerda, limpou para o meio e soltou uma bomba no ângulo de Lucas Perri para fazer 1x0.

Atrás do placar e precisando se expor mais para buscar o empate, o Náutico assumiu a postura que o Grêmio queria no segundo tempo. Os espaços na marcação, que já eram bem evidentes, aumentaram. O Timbu esteve mais próximo de tomar o segundo gol do que fazer o dele.

Aos 32, a previsão acima virou um fato. Nicolas cruzou, Bruno Alves subiu bem e cabeceou para ampliar a vantagem dos tricolores. O placar tranquilo não virou goleada porque Elias e Diego Souza perderam chances incríveis. No fim, os dois gols foram suficientes para mexer no saldo alvirrubro e jogar o clube para o Z4 da Série B.

Ficha técnica

 

Grêmio 2

Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Lucas Silva), Bitello (Mateus Sarará) e Campaz (Pedro Lucas); Biel (Emerson), Ferreira (Elias) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Náutico 0

Lucas Perri; Carlão, Bruno Bispo e João Lucas; Thassio (Niltinho), Victor Ferraz (Robinho), Richard Franco, Luis Felipe (Nascimento) e Pedro Vítor; Jean Carlos e Geuvânio (Julio). Técnico: Roberto Fernandes

Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre/RS)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC). Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Alex dos Santos (SC)
Gols: Ferreira (aos 42 do 1ºT), Bruno Alves (aos 32 do 2ºT)
Cartões amarelos: Nicolas (G); Luis Felipe, Geuvânio, João Lucas, Thassio, Richard Franco, Jean Carlos (N)
Público: 23.870 torcedores
Renda: R$ 799.321,00