Música

Panela do Jazz: Amaro Freitas e Spok Quinteto entre as atrações

Durante três fins de semana de agosto, festival terá apresentações gratuitas em Casa Forte

Amaro Freitas é uma das atrações do Panela do Jazz - João Vicente/Divulgação

Durante três finais de semana de agosto o Festival Panela do Jazz dita o ritmo na Zona Norte do Recife, mais precisamente no bairro de Casa Forte, em edição especial que integra a programação do Plaza Shopping voltada para os pais. Com acesso gratuito, nomes como Amaro Freitas, Spok Quinteto, Gilú Amaral e Claudia Castelo Branco são atrações no Jardim L2 do mal.

A agenda será uma espécie de prévia para setembro, mês da realização do evento principal - que mescla música, gastronomia e artes cênicas, entre outras atividades – e será realizado no dia 10 em seu local de origem, o Poço da Panela. Já em dezembro, o festival será atração no Agreste pernambucano, em Triunfo. O retorno à edição presencial ocorre após interrupção de dois anos em decorrência da pandemia.

 

Em Casa Forte, no primeiro fim de semana, no sábado 13 de agosto, apresentam-se as palhaças Vareta e Gardênia. A nova formação do Jazznambucano, além de Silva Barros & Grupo também estão na programação, que será encerrada em grande estilo pelo pianista Amaro Freitas com o show “Sankofa”.



No domingo (14) é a vez do palhaço paraibano Salsicha apresentar o espetáculo “TrupeÇando - A Trupe de um Homem Sol”. O também conterrâneo Felipe Costta Trio e a pianista carioca Cláudia Castelo Branco completam a noite, que contará ainda com set do DJ Soma. 
 

Pianista carioca Cláudia Castelo Branco integra programação do Panela do Jazz         Crédito: Reprodução/Instagram

Para o idealizador e diretor-geral do festival, Antonio Pinheiro, o Panela do Jazz sempre teve esse caráter de atrair desde crianças até idosos, originalmente no Poço da Panela e, agora, em mais localidades. “O jazz é nosso ponto de partida, mas nós acreditamos na comunhão dos segmentos culturais, na economia criativa e na valorização das iniciativas locais”, concluiu ele.

Homenagem a Moacir Santos
A quarta edição do Panela do Jazz vai celebrar o maestro Moacir Santos (1926-2006). O tributo se estende à versão física depois de marcar as apresentações do festival no ano passado via internet. Para 2022, às atrações selecionadas juntaram-se artistas brasileiros selecionados por meio de edital, como forma de estimular a produção cultural por meio das leis de incentivo.

Este ano o festival contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Funcultura e do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC ), entre outros colaboradores/patrocinadores.

Programação

Sábado, 13 de agosto 

16h – Donzelas do Circo: Palhaças Gardênia e Vareta (PE)

17h – Jazznambucano (PE)

18h – Silva Barros (PE) 

19h – Amaro Freitas Trio (PE)


Domingo, 14 de agosto 

16h – Palhaço Salsicha, com Allan Barros (PB)

18h – Felipe Costa Trio (PB) 

19h – Claudia Castelo Branco (RJ)


Sábado, 20 de agosto

16h – Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens (PE)

18h – Makamo Quinteto (PE) 

19h – Gilú Amaral (PE) 


Domingo, 21 de agosto

18h – Joinhas Band Convida Aishá Lourenço (PE) 

19h – Beto Kaiser (PE) 


Sábado, 27 de agosto

16h – Teatro de Bonecos Quero Mais (PE)

18h – Facundo Estefanell (UR)

19h – Jonathan Ferr (RJ) 


Domingo, 28 de agosto

18h – Trio Sotaque Convida Lígia Fernandes (PE) 

19h – Spok Quinteto (PE)