Economia

Carteira digital do app 99 amplia oferta de cripto e terá curso de educação financeira

Além de Bitcoin, 99Pay começa a oferecer mais quatro ativos, entre eles Ethereum e Mana, a moeda do metaverso

99 pop - Divulgação

A 99Pay, carteira digital do aplicativo 99, de mobilidade urbana, está ampliando a sua oferta de criptoativos. Desde outubro do ano passado, os usuários já tinham a opção de compra e venda de bitcoins. A partir deste mês, entram na carteira mais quatro criptos para negociação: Ethereum, USDC, Solana e Mana, moeda utilizada para transações no metaverso.

A ideia é democratizar cada vez mais o acesso a este tipo de ativo, e desmistificar a ideia de que trata-se de um mercado destinado apenas a especialistas - diz César Trevisan, chefe de criptoativos da 99Pay.

Desde que foi disponibilizada, ano passado, a compra e venda de bitcoin já movimentou R$ 80 milhões na carteira da 99Pay, com aplicação inicial a partir de R$ 10,00.

Com a oferta de mais ativos cripto, o valor mínimo de aplicação cairá para R$ 1 em agosto. Não há cobrança de taxas sobre as transações. Se as novas moedas forem bem aceitas, a expectativa é que novos ativos sejam oferecidos no futuro, diz Trevisan.

Além dessa novidade, a 99Pay vai disponibilizar um curso de educação financeira, a partir de setembro, em parceria com a star-tup social Barkus. O curso será oferecido via WhatsApp aos usuários da plataforma. Serão ofertadas 100 mil bolsas.

Aula com inteligência artificial
Trata-se de um curso direcionado a pessoas das classes C e D, principais usuários da 99 Pay. As aulas serão oferecidas através da Iara, uma inteligência artificial, automatizada e individualizada.

Pesquisa encomendada pela 99Pay e realizada pela consultoria Consumoteca, com 1,2 mil pessoas, mostrou que a renda de 60% das pessoas da classe C retrocedeu nos últimos três anos, principalmente por conta da pandemia.

Mais da metade das famílias (55%) vive com uma média de R$ 3 mil por mês, valor insuficiente para as despesas correntes, além de constituir uma reserva financeira.

A 99Pay nasceu com o objetivo de promover a inclusão aos meios de pagamento digital das classes C e D - disse Maria Carolina Rossi, chefe de markplace da empresa.

Ao completar dois anos de seu lançamento, a 99Pay já tem 7 milhões de usuários ativos. Tem conta digital remunerada, marketplace e programa de cashback, que já devolveu R$ 30 milhões aos usuários. E está lançando um vale-presente para compra de gift cards de serviços de streaming.