Economia

Bolsonaro não participará de reunião de cúpula do Mercosul nem presencial, ou virtualmente

Gravação de um vídeo pelo presidente brasileiro também não está prevista, segundo Itamaraty

Presidente Jair Bolsonaro (PL) - Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro não participará da 60ª edição da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, prevista para acontecer nesta quinta-feira, no Paraguai. Segundo o Itamaraty, a ausência de Bolsonaro será não apenas presencial, mas também virtual.

Até quarta-feira, havia a especulação de que o presidente brasileiro gravaria um vídeo, para ser transmitido durante a reunião de líderes do bloco. Mas essa hipótese também foi descartada pela área diplomática. O Brasil será representado pelo chanceler Carlos França.

Esta é a primeira reunião presencial de presidentes do Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020. Bolsonaro cancelou sua ida, alegando compromissos oficiais.
 

Na quarta-feira, foi anunciada a assinatura de um acordo de livre comércio entre Mercosul e Singapura. Os países do bloco também concordaram com a reunião de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC), proposta pelo governo brasileiro, que há havia adotado as alíquotas mais baixas unilateralmente.