Vacinação Infantil

Dona Lindu: novo ponto de vacinação infantil contra a Covid tem movimentação tranquila neste domingo

Espaço foi inaugurado na última sexta-feira (22)

Parque Dona Lindu funciona como novo ponto de vacinação infantil contra a Covid-19 - Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

O domingo (24) foi de movimentação tranquila no novo ponto de vacinação infantil contra a Covid-19 montado pela Prefeitura do Recife no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na área central da Cidade.

O espaço, voltado exclusivamente para crianças de 4 a 11 anos, foi inaugurado na última sexta-feira (22) e funciona de domingo a domingo, das 7h30 às 17h30, sem necessidade de agendamento.

O dentista Rodolfo Fernandes, de 43 anos, e a fonoaudióloga Tâmara Fernandes, 39, levaram a filha do casal, Cecília, de 4 anos de idade, para tomar a primeira dose da vacina. A imunização para crianças a partir desta idade foi liberada na última segunda-feira (18) pelo Governo do Estado, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso da CoronaVac para o público de 3 e 4 anos.

“A gente estava com bastante expectativa para esse dia. Nós tomamos todas as vacinas, né? Somos da área de saúde, então a gente preconiza que sejam tomadas vacinas e estamos muito felizes com esse dia. A família fica muito mais tranquila, os vovós também. Todo mundo fica mais feliz com isso”, comentou Rodolfo. 

O analista de sistemas Pedro Rodrigues, 34, e a supervisora bancária Aline Daniele, 34, também levaram a filha mais nova, Júlia, de 4 anos, para garantir a imunização. A filha mais velha do casal, Lívia, de 11 anos, também acompanhou a vacinação da irmã.
 
“Nós ficamos mais tranquilos, a gente estava na expectativa para deixar todo mundo OK com as vacinas. Ela estava com um pouco de medo, mas o pessoal deu uma ajudinha e matou esse medo dela. E também é importante sempre manter o cuidado”, contou Pedro.

Além do ponto localizado no Parque Dona Lindu, a Prefeitura do Recife também inaugurou, na última quarta-feira (20), um posto no Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte da Capital. O espaço atende o público no mesmo horário e também por demanda espontânea. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 21.660 crianças com 4 anos de idade. 
 
A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza, ainda, outras 27 salas de vacina (a lista completa pode ser conferida clicando aqui), instaladas em policlínicas, centros de saúde e unidades básicas tradicionais (UBTs), que funcionam por agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os pontos estão abertos para vacinação dos meninos e meninas de 4 a 11 anos.

Para fazer o cadastramento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife, é preciso anexar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Segundo a PCR, os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 
 
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.