Cultura

Além de Emilia Clarke, saiba outros famosos que enfrentaram aneurisma

Atriz de 'Game of Thrones' disse em entrevista que 'parte do seu cérebro não existe mais', embora não tenha ficado com sequelas

A atriz Emilia Clarke como Daenerys, de 'Game of Thrones' - HBO/Divulgação

A atriz Emilia Clarke, conhecida por dar vida à Daenerys Targaryen na série "Game of Thrones", declarou no programa "Sunday Morning", da BBC que "parte do seu cérebro não existe mais". O motivo são dois aneurismas que a britânica enfrentou: um em 2011 e outro em 2013, enquanto ela gravava GOT.

Aos 35 anos, Clarke se considera uma pessoa de sorte por ter vencido a condição em duas oportunidades, sem ter ficado com sequelas. Outras personalidades não tiveram o mesmo desfecho, como, aqui no Brasil, foi o caso do diretor Jorge Fernando (1955-2019) e do ator Tom Veiga (1973-2020), que interpretava o papagaio Louro José.

Mas, assim como atriz de "Game of Thrones", outros famosos sobreviveram ao aneurisma e ganharam história pra contar. Veja alguns:

 

 

 

Sharon Stone
"Há uma vida antes do meu acidente cerebral e outra depois. A transformação foi radical. Depois de sofrer o aneurisma, fiquei com muitas lacunas na memória, como se partes de mim tivessem desaparecido dentro de mim", disse a atriz de "Instinto selvagem" à revista Elle, no ano passado. Sharon Stone, no entanto, revelou algumas sequelas do aneurisma que enfrentou em 2001, como gagueira, dificuldade para andar e ver e perda da capacidade de ler e escrever.

Juliette Freire
Ao ganhar o "BBB 21", Juliette dedicou o prêmio à sua irmã, que morreu há 13 anos devido a um acidente vascular cerebral (AVC) provocado por um aneurisma no cérebro. Em agosto do ano passado, a cantora detectou a doença em si própria ao fazer exames de rotina. Depois, quando se submeteu a uma cirurgia, descobriu que na verdade se tratava de uma “formação atípica” (da artéria).

Moacyr Franco
O ator e comediante sofreu um aneurisma em 1977, quando tinha 41 anos. Na época, o quadro de saúde acabou prejudicando sua carreira. Ao EXTRA, em 2018, Moacyr Franco revelou que, de um modo geral, enfrentar o aneurisma cerebral lhe trouxe "boa sorte". "Os médicos disseram que eu tinha poucas chances, e não fiquei com sequela alguma. Por causa desse acidente, descobri o tratamento ortomolecular, a alimentação saudável, despertei para a longevidade", afirmou.