Recife

Ponto onde ocorreu explosão após vazamento de gás é interditado; feridos seguem internados

Corpo de Bombeiros foi até o local para realizar vistoria, mas entregou notificação

Local foi interditado pelos Bombeiros - Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros interditou, na tarde dessa segunda-feira (25), o Point do Galeto, estabelecimento comercial onde ocorreu uma explosão após vazamento de gás, na tarde de domingo (24), na rua São Sebastião, localizada no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife.

Quatro pessoas ficaram feridas e seguem internadas no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife.

De acordo com a corporação, uma equipe foi enviada ao local para realizar uma vistoria de fiscalização - o estabelecimento, no entanto, estava fechado. Os bombeiros receberam a informação de que o locatário do ponto estava hospitalizado.

Como não foi possível entregar a notificação de interdição, os bombeiros acharam necessária a interdição do local por "questões de segurança".

A vistoria pretendia averiguar se o estabelecimento reunía as condições de segurança contra incêndio e pânico.

A explosão ocorreu na tarde do domingo (25). Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento da explosão. Na gravação, pessoas aparecem do lado de fora do local onde ocorreu o incidente. A mulher que grava cita algo relacionado com gás para explicar a movimentação de pessoas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Em seguida, as imagens mostram a explosão formada por um grande clarão laranja que surge na rua, acompanhado de um forte barulho. As pessoas na rua se assustam e se ouvem gritos.

As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Vítimas
De acordo com o Hospital da Restauração, para onde as vítimas da explosão foram levadas, os feridos estão internados na Unidade de Traumas. 

Os pacientes foram identificados como:

O HR informou que os quatro passaram por procedimentos cirúrgicos na segunda-feira. 

Hospital da Restauração, no Recife, é referência para o tratamento de queimados no Nordeste (Foto: Miva Filho/SES-PE)

Mauricio Leal Guedes e Diagmo de Souza Leão tiveram cerca de 80% do corpo queimado, segundo o HR. Eles sofreram queimaduras de 2º e 3º graus na cabeça, braços e parte das pernas e do tronco. 

Já Marcelo Arthur de Andrade da Silva e Wanderson Aragão de Moura sofreramq queimaduras em 40% do corpo. 

Para esta terça-feira (26), está prevista uma reavaliação da equipe médica liderada por Marcos Barretto, chefe da Unidade e Queimados do HR.

"Os dois pacientes mais velhos foram os mais comprometidos. Esses pacientes são os que mais nos preocupam", disse Marcos Barreto, em fala à imprensa. O médico acrescentou que os feridos estão no setor de trauma porque o de queimados está superlotado

"Isso não significa que [os pacientes] não estão sendo cuidados. Todos eles vão continuar sendo cuidados", acrescentou o médico, completando que, à medida que os leitos forem abertos, os pacientes feridos na explosão poderão ser transferidos para a unidade de queimados.