Laurentino Gomes lança, no Recife, último volume da trilogia "Escravidão"
Escritor comanda palestra no Cinema da Fundação, no dia 4 de agosto
Laurentino Gomes vem ao Recife para lançar o terceiro volume do best-seller “Escravidão”. Além de apresentar a obra ao público, o escritor comandará uma palestra, no dia 4 de agosto, às 17h, no Auditório Benício Dias, do Cinema da Fundação, em Casa Forte.
Com o evento, a Fundação Joaquim Nabuco dá continuidade às ações em torno do Bicentenário da Independência do Brasil. O autor paranaense abordará o tema “A escravidão e o seu legado no Brasil de hoje”, relacionando o conteúdo do livro com os eventos da independência.
Durante a palestra, Laurentino vai conectar o término do momento colonial do País com a continuidade da estrutura econômica e social escravocrata. O terceiro volume da série “Escravidão”, cujo subtítulo é “Da Independência do Brasil à Lei Áurea”, revela essa abordagem.
Lançada neste ano, a última parte da trilogia abarca as últimas sete décadas do período escravista do Brasil. A obra dá sequência ao trabalho que começou a chegar ao público em 2019. Ele mergulha no cenário da Independência, pelos primeiro e segundo reinado, chegando aos movimentos abolicionistas e na assinatura da Lei Áurea, em 1888, quando o Brasil se tornou o último país da América a extinguir legalmente a escravidão.